icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Essa rede social chinesa vale mais que o Facebook, saiba por que você não a conhece

POR Lucas Curado    EM Entretenimento      23/11/17 às 14h02
capa do post Essa rede social chinesa vale mais que o Facebook, saiba por que você não a conhece

Você acha que todo mundo no planeta usa os mesmo aplicativos que você? A verdade não é bem assim. Não é atoa que não achamos tantos chineses no Facebook. Metade da população do país usa outros aplicativos para se comunicar. Não só por uma questão de comunicação, o aplicativo que domina o mercado do país também dá acesso a uma grande variedade de serviços. Com o Wechat os usuários podem pedir uma pizza, conversar, investir em uma ação ou pedir um táxi para curtir um bom restaurante. Esse serviço da Tencent Holdings ficou muito famoso na China.

Mas por que você não tem esse aplicativo ainda no seu celular? Existem vários motivos. Um deles é que poucas pessoas sabem que esse programa existe, mesmo alcançado a casa dos bilhões de usuários. A Fatos Desconhecidos trás hoje para você a rede social chinesa que de fato passou o Facebook em valor de mercado.

Tencent Holding

O wechat é um aplicativo que te permite não só conversar através de mensagens instantâneas como também executar pagamentos online. Nos últimos anos esse app se tornou muito popular na China, mas ninguém conhece o mesmo aqui em terras brasileiras. O wechat é utilizado por um bilhão de usuários! Wei shin, o nome chinês do aplicativo, te possibilita também pedir comida, fazer investimentos, compras, chamar táxi e mais uma infinidade de coisas.

Outra coisa que talvez você não saiba é que a Tencent Holdings, empresa por traz do Wechat, ultrapassou o valor de mercado do Facebook. Não somente isso, ela tem participação na Snap (empresa por trás do Snapchat), na Lyft e nos carros elétricos da Tesla.

Ah, se você é fã de games, o jogo League of Legends e Honour kings também pertencem a essa empresa. Aí você se pergunta; "será que o dono é rico?" Será? É claro, ele é bastante! O nome da mente por trás da empresa é Ma Huateng. Vamos falar um pouquinho dele.

Ma Huateng

Ma Huateng é mais rico que os próprios fundadores do Google. Dá pra imaginar isso? O Chinês possui uma fortuna estimada em 48,3 bilhões de dólares, e por isso, é considerado o nono homem mais rico do mundo! Desde o anúncio que a Wechat iria para a Malásia, ele ganhou destaque na avaliação da Forbes. É esperado também que a empresa de Huateng expanda o jogo Honour of Kings até fronteiras americanas.

Esse ano o empresário asiático adquiriu 12% de participação do Snapchat. Ele é considerado o segundo homem mais rico da China pela Forbes. Não só isso, a mesma fonte ranqueou o empresário de 46 anos como o 45º homem mais poderoso do mundo.

Resistência internacional

Segundo Robin Brant, correspondente da BBC em Shangai, China, existe um bloqueio muito grande na aceitação do Wechat aqui no ocidente. Isso se deve não só pelos hábitos de consumo diferentes, mas a concorrência. Aqui já existem vários serviços que já ocupam o espaço de preferência de seus usuários e consumidores do nicho.

Outro problema para uma possível ofensiva do app em terras ocidentais é o próprio governo Chinês que delimitou a extensão de conteúdos do país no mundo. Em outras palavras, a empresa concordou em censurar seu conteúdo tanto na China como no exterior. A justificativa do governo do país por essa medida é por uma questão de segurança nacional. Outra questão de segurança é que o Wechat é um app não criptografado, ao contrário de outros aplicativos.

E aí, o que você achou dessa matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima!


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest