• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essa tartaruga perdeu o casco em um incêndio, mas a tecnologia salvou sua vida

POR Ana Luiza Andrade    EM Mundo Animal      21/08/17 às 15h31

Desde que o seres humanos assumiram o poder de suas condições intelectuais e desenvolveram a própria racionalidade, a natureza passou a ser uma fonte "inesgotável" de bens e recursos para o aprimoramento de nossa sociedade. O homem utiliza do meio ambiente para o seu sustento, esgota-a para o seu luxo, e claro, a destrói em busca do lucro. Não somente a flora, como também a fauna, sentem na pele (literalmente) a devastação desenfreada que atinge a natureza.

Os seres humanos que entendem a importância vital do meio ambiente, não apenas para a nossa sobrevivência, mas também pela biodiversidade e riqueza em si própria, tentam reverter esses danos com a sustentabilidade e proteção da estrutura natural do nosso planeta.

O que o 'homem' destrói, ele também pode salvar.

Essa é a história da tartaruga chamada "Freddy". Sua vida foi valorizada por um grupo de voluntários que deram uma segunda chance para a tartaruga que foi encontrada em meio à um incêndio florestal, aqui no Brasil.

Os ferimentos causados pelo fogo foram tão severos que a sua casca tinha sido completamente destruída pelo incêndio.

A carapaça desses animais é de extrema importância não apenas porque ela envolve e protege o corpo do animal - revestindo seus ossos - mas também como uma espécie de casa, onde as tartarugas podem abrigar-se para fugir de possíveis predadores.

As chances de Freddy sobreviver eram baixas. Ela tinha sido muito machucada pela ação das chamas, foi encontrada sem a carapaça e o ambiente ao seu redor completamente destruído, seria mais um empecilho nocivo para a sua sobrevivência e recuperação.

É nesse cenário caótico e lamentável que apareceu em cena um grupo de voluntários paulistas bastante inusitado.

Formado por quatro veterinários, um designer e um cirurgião dentista, eles formam um grupo denominado de "The Animal Avengers", que em português significa "Os vingadores dos animais".

Depois de salvarem a tartaruga e de lhe darem um nome, o grupo idealizou o projeto para salvá-la. O designer Cícero Moraes foi o responsável pela idealização do desenho da carapaça.

Ele projetou no computador a concha de Freddy, de acordo com suas medidas, e a ideia era imprimir o objeto em uma impressora 3D.

O próximo passo foi enviar o projeto para o Dr. Paulo Mamoto, um cirurgião que tornou o sonho em realidade graças à impressora 3D que construiu o casco como um quebra-cabeça.

Quatro partes que unidas se encaixariam perfeitamente em Freddy.

Freddy é o primeiro animal do mundo a ser salvo por meio dessa nova tecnologia da impressão 3D.

A tartaruga agora pode se recuperar mais tranquila com sua nova prótese artificial imprimida especialmente para ela.

"Primeiro nos tornamos amigos por causa do nosso amor em comum pela ciência e pelos animais," explica um dos veterinários, Dr. Roberto Fecchio, em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail.

"Mas logo percebemos que poderíamos fazer trabalhos extraordinários utilizando tecnologia de ponta, a fim de ultrapassar os limites dos cuidados vitais para os animais mutilados, utilizando próteses customizadas", ele esclarece sobre a ideia do projeto.

Freddy, não apenas ganhou uma nova "casa", como ela foi pintada à mão para ficar semelhante à sua antiga carapaça.

Além de Freddy, o grupo também já ajudou um tucano, uma gansa e um papagaio com a construção de próteses artificiais. Para conferir e ajudar o grupo desses verdadeiros heróis da natureza é possível conhecer mais sobre o trabalho deles na página oficial do The Animals Avengers.

Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite para compartilhar a matéria.

Esses brasileiros incríveis já ganharam destaque mundo afora, mas ainda precisam ser reconhecidos por seus trabalhos inspiradores em sua própria terra natal.

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+