• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas foram as 5 vezes em que Einstein estava completamente errado

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      02/10/18 às 16h06

Nossa humanidade já foi abençoada com alguns gênios. Albert Einstein foi um físico alemão que é conhecido pela Teoria da Relatividade. Ele é um dos pilares da física moderna e é famoso também por sua fórmula de equivalência de massa-energia, E=mc².

A genialidade de Einstein não é questionável, mas até hoje vários cientistas tentam refutar suas teorias ou coisas que foram ditas por ele, e até hoje o físico alemão venceu. Claro que, assim como qualquer ser humano, Einstein também errava e nem todas suas ideias estavam 100% corretas. Assim como todos nós, ele também cometeu erros. Listamos alguns dessas poucas vezes em que esse gênio estava errado.

1 - Constante cosmológica

Einstein precisava de um fator de correção na época em que ele estava fazendo a sua teoria da gravidade. Naquela época, todos consideravam que o universo era estático, imutável, mas as equações do físico continuavam dizendo ao contrário. Então para que elas se ajustassem, Einstein considerou o que ele chamou de constante cosmológica. Nos anos que se passaram foi descoberto que realmente o universo está em expansão, então ele supostamente exclamou: "Então, com a constante cosmológica!". Ele mesmo considerou seu maior erro.

Mas até mesmo os erros desse gênio são informativos. Quando os astrônomos viram que realmente o universo estava se expandindo e as galáxias se desintegrando mais rápido, eles chamaram essa misteriosa força de energia escura responsável.

2 - Ondas gravitacionais

Em 2016, os cientistas disseram que tinham encontrado diretamente ondas gravitacionais, ondulações literais no tecido do espaço-tempo. Isso validou o trabalho feito por Einstein que tinha previsto a existência delas 100 anos antes. Mas por um tempo, o próprio físico duvidou dessa existência. Na década de 1930, ele estava prestes a publicar um artigo afirmando que essas ondas não existiam, mas ele foi persuadido a acreditar na existência delas que sabemos agora que ser real.

3 - Família

Esse erro pode não ser considerado muito grande se comparado com os erros teóricos ou relacionados à física, mas Einstein se casou com sua prima de primeiro grau. E para piorar um pouco a situação, não somente suas mães eram irmãs, mas seus pais eram primos, o que tornava o físico e sua mulher parentes também em segundo grau. E das escolhas da vida, as implicações biológicas de se casar com parente não são tão boas.

4 - Teorias

Einstein conseguiu revolucionar a física apenas pensando sobre ela, já que fazia vários experimentos mentais. Ele propôs grandes ideias e as seguiu, mas por várias vezes ele resistiu às implicações mais estranhas de suas teorias. Ele nunca se importou com o fato do universo ser fundamentalmente aleatório. E sua relatividade geral é vista porque ele nunca se importou com os buracos negros ao contrário das regras da físicam que enlouquecem em torno de suas singularidades.

Ele acreditava que uma outra consequência da relatividade era que objetos massivos distorceriam o espaço-tempo o suficiente para agir como um tipo de lente, redirecionando a luz de fontes distantes, mas em sua cabeça ele não achava que pudéssemos vê-lo, o que foi seu erro.

5 - Pequenos erros

Mesmo com toda genialidade, Einstein também cometia pequenos erros. Vários foram os erros para provar sua famosa fórmula E=mc², ele também falhou em considerar experimentos semanais e até mesmo em contas matemáticas assim como todos nós. E Einstein era ciente dos seu erros tanto que disse a seu colaborador de ondas gravitacionais: "Você não precisa ser tão cuidadoso. Há documentos incorretos sob o meu nome também".

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+