• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas foram as primeiras mamadeiras inventadas pelos humanos

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      26/09/19 às 19h05

Os mamíferos são animais vertebrados, pertencentes ao domínio Eukaryota, reino Animalia, filo Chordata, sub-filo Vertebrata e classe Mammalia. Se supõe que existam mais de cinco mil espécies de mamíferos encontrados, em quase todos os biomas do planeta.

Em suma, nós somos mamíferos e precisamos nos amamentar desde que nascemos. Atualmente, as crianças são alimentados com o leite materno e soluções que o imitam. Contudo, nem sempre foi assim.
Segundo evidências, encontradas por uma equipe de cientistas da Universidade de Bristol, os bebês pré-históricos foram alimentados com leite animal. E eles tomavam esse leite, usando utensílios equivalentes às mamadeiras modernas.

Essas "mamadeiras" eram feitas de argila e tinham um bico por onde os bebês podiam sugar o líquido. Às vezes, eles tinham o formato de animais imaginários. Essas mamadeiras apareceram pela primeira vez na Europa no período Neolítico, aproximadamente há 5000 a.C. Em suma, elas ficaram mais populares, na Idade do Bronze e do Ferro.

Mesmo que elas tenham um tamanho certo para caber nas mãos de um bebê, as provas, para comprovar a sua função, não foram descobertas pelos cientistas. Algumas das teorias também apontam que esses contêineres também foram usados para alimentar doentes ou enfermos.

Mamadeiras

No estudo, os pesquisadores analisaram três exemplos raros desse contêineres que foram encontrados em túmulos de crianças na Bavária. Eles tinham entre cinco e 10 centímetros. Depois de os terem achado, eles fizeram uma análise química e isotópica combinada para determinar os resíduos alimentares que tinham nos vasos. E dentro deles foram encontrados leite de gado, ovelha ou cabra domesticados.

Pelo fato do leite ter sido encontrado nesses recipientes juntamente com o fato deles terem sido encontrados em tumbas infantis fez com que os cientistas concluíssem que eram realmente mamadeiras.

Uso

Esse estudo foi o primeiro que analisou e identificou, diretamente, as práticas de alimentação de leite aos bebês desmamados. E essa descoberta pode abrir caminho para as novas pesquisas sobre outras culturas antigas em todo o mundo.

"Esses vasos muito pequenos e sugestivos nos fornecem informações valiosas sobre como e com que bebês foram alimentados há milhares de anos, fornecendo uma conexão real com mães e bebês no passado. Vasos semelhantes, embora raros, aparecem em outras culturas pré-históricas (como Roma e Grécia antigas) em todo o mundo. Idealmente, gostaríamos de realizar um estudo geográfico mais amplo e investigar se eles serviam ao mesmo objetivo", esclareceu a principal autora do estudo, Julie Dunne, da Escola de Química da Universidade de Bristol.

"Criar filhos na pré-história não foi uma tarefa fácil. Estamos interessados ??em pesquisar práticas culturais da maternidade, que tiveram profundas implicações para a sobrevivência dos bebês . É fascinante poder ver, pela primeira vez, quais alimentos esses vasos continham", disse a parceira do projeto Katharina Rebay-Salisbury, do Instituto de Arqueologia Oriental e Europeia da Academia Austríaca de Ciências.

"Este é um exemplo impressionante de como as informações biomoleculares robustas, devidamente integradas à arqueologia desses objetos raros, forneceram uma visão fascinante. em um aspecto da vida humana pré-histórica tão familiar para nós hoje", concluiu o professor, Richard Evershed FRS, que chefia a Unidade de Geoquímica Orgânica de Bristol e coautor do estudo.

Próxima Matéria
Via   Phys  
Imagens Phys
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+