• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas pinturas rupestres incríveis não foram criadas por humanos

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      06/03/18 às 14h18

Durante muito tempo acreditamos que todas as pinturas rupestres foram feitas por humanos. No entanto, as pinturas presentes em três cavernas espanholas são capazes de nos provar o contrário. Os desenhos encontrados em La PasiegaMaltravieso Ardeles incluem representações de figuras geométricas, animais, mãos, dentre outros itens e acreditava-se que haviam sido feitas por nossos antepassados, assim que se espalharam pela Europa, cerca de 40 mil anos atrás.

A grande questão é que, novas análises sugerem que as pinturas em questão são muito mais antigas do que se podia imaginar. Uma nova tecnologia que permite uma datação mais precisa, foi capaz de revelar a verdade. Dessa forma, elas podem ter sido criadas há cerca de 64 mil anos... O que remonta ao período em que nossos primos distantes viviam: os neandertais.

Neandertais fizeram as pinturas rupestres mais antigas do mundo

De acordo com o que explica Alistair Pike, da Universidade de  Southampton e que é co-autor do estudo: "Com uma idade em excesso de 64 mil anos, aconteceu antes mesmo dos mais antigos vestígios dos humanos modernos na Europa, que são de 20 mil anos. A arte das cavernas deve, assim, ter sido criada pelos neandertais".

Outros artefatos produzidos no período neandertal já foram encontrados. Mas quando comparados a tais pinturas, revelam um tipo de arte bastante rudimentar e simplista... Nem parecem ter sido feitos pelo mesmo povo, na mesma época. Este é certamente um estudo que desafia a noção do que sabemos sobre o passado e que inclusive, pode ter outras ramificações.

Dessa forma, a crença de que apenas os humanos eram capazes de desenvolver arte e joias simbólicas, cai por terra. Isso significa que determinados aspectos cognitivos que acreditávamos serem exclusivos dos humanos, na verdade foram compartilhados com nossos primos. E mais... Pode ser que suas habilidades tenham sido equivalentes às nossas.

Por outro lado, a descoberta também implica em outras pinturas rupestres que tomamos como produzidas há 40 mil anos... Só porque não acreditávamos que os neandertais fossem capazes de desenvolver algo similar. Então, qual a certeza que temos de que as pinturas conhecidas atualmente, foram de fato, criadas pelo Homo Sapiens? É uma questão que realmente deve ser levada em consideração.  Como se não bastasse, a descoberta foi feita justamente em um período onde foi lançado um estudo que apontava a pintura corporal e conchas perfuradas, como arte neandertal.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente, aí mesmo pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   O Globo     IFL Science  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+