• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas são 5 coisas bizarras que as aranhas podem fazer

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      29/10/19 às 19h07

As aranhas são animais que vivem em diversos lugares, como matas, pântanos, desertos e buracos no solo. O corpo se apresenta dividido em cefalotórax e abdômen, sendo que, neste, há quatro pares de pernas. Como em todos os artrópodes, as aranhas possuem exoesqueleto composto por quitina.

Existem algumas aranhas cujas picadas podem causar alguns problemas para o ser humano. São elas: a aranha armadeira, a aranha-marrom, a aranha-de-jardim, ou tarântula e a viúva-negra. A caranguejeira, apesar de grande, é causadora de poucos acidentes, na maioria das vezes provocando apenas irritações na pele em virtude da ação irritante dos pelos que se desprendem do seu abdome.

Geralmente, as pessoas não são muito fãs desse animal. E aqueles que têm fobia são conhecidos como aracnofóbicos. Essas pessoas quando veem uma simples imagem de aranha, podem ter reações inesperadas. Você pode não ter uma fobia com esses animais mas, com certeza, vai ficar impressionado com as coisas que as aranhas podem fazer e que mostramos aqui.

1 - Esconder no ouvido

Das coisas ruins que poderiam acontecer com as pessoas, desde uma pandemia ou uma revolução dos macacos, descobrir que uma aranha está escondida em seu ouvido, atinge um outro nível.

Você pode até pensar que uma coisa dessas não aconteceria, mas elas acontecem. Tanto é que os médicos de Kansas City, nos EUA, tiraram recentemente com sucesso uma aranha-marrom-reclusa do ouvido de uma mulher, chamada Susie Torres.

Quando a  mulher foi ao médico, ela achava que estava com água no ouvido. Mas depois que a assistente do médico a examinou, ela saiu correndo para chamar o médico. Susie ficou calma, enquanto o médico colocava água em seu ouvido para tentar fazer a aranha sair.

Essa espécie de aranha tem uma picada venenosa e pode ser bastante perigosa para humanos. E como o próprio nome da espécie diz, elas se escondem. E seus esconderijos preferidos são pedras, lenha, armários, porões e calçados. Susie acha que a aranha entrou em seu ouvido enquanto ela estava dormindo. Agora, a mulher jurou que dormirá com tampões de ouvido.

2 - Matar gambás

Nós estamos acostumados com aranhas matando pequenos insetos e animais invertebrados. Mas elas estão provando ir mais longe na escala evolutiva. Do mesmo modo, que parecem estar querendo animais que, anteriormente, pensaríamos que estavam fora de seu potencial.

Essas aranhas foram vistas, em 2019, matando gambás. À primeira vista, era uma tarântula, do tamanho de um prato, flagrada arrastando um filhote de gambá na floresta amazônica. E a segunda foi uma outra espécie comendo um gambá pigmeu na Austrália.

3 - Disfarces

Os Pholcidae são aracnídeos que têm um aspecto frágil e pernas longas. Teoricamente, elas não são aranhas porque têm algumas diferenças no corpo, como por exemplo, a falta do abdômen separado e o fato de ter somente dois olhos.

Esses animais, que se parecem com bolas de pelos, se escondem em alguma profundeza ou lugar muito úmido e esquecido da selva. Essa bola de pelos pode ser vista em rochas na cidade do Ajijic, no México.

4 - Arremessar teias venenosas

Como se não bastasse aranhas serem animais que causam medo por si sós, algumas delas têm umas características que as deixam ainda mais assustadoras. A Scytodes thoracica é a única delas que consegue lançar teias em suas presas. E ao contrário da maioria das aranhas, essa tem seis olhos ao invés de oito.

Ela tem glândulas em seu abdômen, que conseguem formar a teia e essas glândulas são conectadas com glândulas de veneno. Por esse motivo, elas conseguem fazer sua teia venenosa. Quando lançada nas vítimas, elas as imobilizam.

Essas aranhas são encontradas em todo o mundo, mas preferem os lugares de temperaturas quentes.

5 - Podem fazer buraco na pele humana

Algumas aranhas, como a citada no primeiro item dessa lista, são capazes de fazer as células vermelhas do sangue explodirem. Depois disso, uma série de eventos acontece. O que faz o tecido necrosar, enquanto o corpo tenta combater essa invasão.

No Brasil, a aranha mais famosa por fazer isso é a aranha marrom. Ela é frequentemente encontrada no Paraná e em Santa Catarina. Elas vivem em cascas de árvores, folhas secas e tijolos empilhados. E a maioria dos acidentes acontece quando as pessoas vão vestir roupas e apertam a aranha contra sua pele.

Próxima Matéria
Via   Cracked  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+