icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Essas são 5 coisas que nenhum humano consegue fazer

POR Isabela Ferreira EM Ciência e Tecnologia 20/11/17 às 16h47

capa do post Essas são 5 coisas que nenhum humano consegue fazer

Houve o tempo em que o corpo humano era um verdadeiro mistério. Embora nossa existência na Terra ainda revele muitos segredos, podemos dizer que com o passar do tempo já fomos capazes de decifrar uma boa quantidade de coisas sobre nosso corpo. Podemos ter uma boa percepção sobre o que acontece ao nosso redor por exemplo, mas acredite... Muita coisa acontece e passa despercebida por nós.

Existe uma alta porcentagem de coisas que não podemos fazer. Principalmente por culpa de alguma característica natural que carregamos. Ao nos comparar com determinados animais, podemos perceber o quanto somos frágeis e sem habilidade. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 5 coisas que um humano não é capaz de fazer. Confere aí!

1 - Ouvir ruídos que vem do espaço

Com certeza você já deve ter reparado que não conseguimos escutar nada que venha do espaço. Isso acontece unicamente porque o ouvido humano também precisa de ar para a captura do som. Mas imagine que loucura seria se tivéssemos essa capacidade? Talvez grandes mistérios já tivessem sido resolvidos, a exemplo da existência de aliens.

Acredite, no espaço sideral existem alguns sons bem estranhos. Acima podemos escutar um bom exemplo. No ano de 2012, a NASA fez o lançamento de uma sonda que conseguiu captar o áudio de ondas de plasma produzidas na magnetosfera terrestre. Confere aí!

2 - Sons inaudíveis e que podem provocar alterações de humor

Parece algo bastante óbvio, se um som é inaudível consequentemente não conseguimos ouvir. A questão é que existe uma vasta quantidade de sons que não pode ser captada pelo ouvido humano e que valem ser mencionados. Você deve saber que alguns animais possuem a audição algumas vezes melhor que a nossa. A exemplo de cães e gatos. Nossa percepção está muito mais associada ao toque e à visão do que a audição. Isso resulta para nós, em ouvidos que não tem a capacidade de captar sons em baixa frequência.

Embora não consigamos escutá-los, ainda podemos de alguma forma, senti-los. As vibrações desse tipo de som possuem efeitos estranhos em nosso corpo e cérebro. Os chamados "infrassons" são capazes de nos provocar diferentes humores, que podem ir da tontura até a euforia.

3 - Luzes ultravioleta e outras cores

Assim como a audição, a visão humana não é das mais poderosas. Muitos animais possuem os olhos aprimorados para enxergar muito além da que podemos ver. Constantemente somos atingidos por ondas brancas invisíveis, visto que não se incluem no espectro que podemos ver. Mas fica a dúvida: Se não podemos ver, como sabemos que existem? Graças aos estudos e equipamentos que os cientistas tem a sua disposição.

Por outro lado, também não podemos ignorar um fenômeno raro e curioso que ocorre com algumas pessoas que sofrem de um caso grave de catarata. Um exemplo é Alex Komar. Depois de passar por um procedimento cirúrgico para resolver sue problema ocular, ele passou a ver luzes UV e objetos co um brilho azulado, devido ao implante que conseguiu. Caso parecido foi o do pintor Claude Monet. Também existem cores que vão dos tons vermelho-verde ou azul-amarelo que não conseguimos ver. Nossas retinas tem percepção muito fraca acerca delas.

4 - O barulho das árvores

Foi na década de 1960 que o ativismo em prol do meio ambiente ganhou força. Nesse período, John Milburn, um escocês, conseguiu registrar o som emitido pelas árvores. Sim... Elas fazem barulho por dentro dos troncos. São emitidos por colunas de água que se debatem nas paredes da árvore. Faz parte do movimento que o líquido faz durante o "sistema de irrigação" que acontece ali. Na época da seca, que é quando a árvore luta para conseguir água, o som que emite é como se estivesse com sede. Não somos capazes de escutar nada disso.

5 - Ver seres brilhando em um ambiente escuro

Já ouviu falar na bioluminescência? Trata-se da emissão de luz produzida por seres vivos. É um fenômenos que acontece com alguns insetos e animais, como o vaga-lume e alguns peixes. No entanto, é provável que você nunca tenha visto um mamífero brilhando por aí, no entanto, eles existem. Nossos olhos são capazes de enxergar o brilho apenas quando é excessivo, mas todos os seres brilham, por mais que seja em grau baixíssimo. Até mesmo os humanos.

No ano de 2009, cientistas japoneses realizaram um experimento em que foi possível, pela primeira vez, capturar luz humana. Ela é produzida a partir do metabolismo de nosso corpo. Algumas moléculas podem reagir com substâncias químicas, provocando uma baixa emissão de fótons, nos fazendo brilhar.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest