• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas são 7 teorias sobre o Universo Paralelo

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      28/06/18 às 15h27

De acordo com hipóteses levantadas pela física, universos paralelos possuem grandes chances de serem reais. Dessa forma, poderíamos estar vivendo aqui e em outras realidades alternativas ao mesmo tempo, sem ao menos desconfiar disso. Tal teoria apenas foi reforçada ao longo do tempo, à medida que estudos e outras teorias vieram à público. A partir daí é que surge a suposta existência do multiverso.

Tais teorias tem incentivado físicos cada vez mais a irem em busca da verdade. Embora nenhuma delas possa ser de fato comprovada, uma vez que ainda não existem dados suficientes para isso, se tornam cada vez mais possíveis... Apesar de nos soar estranho. Ao mesmo tempo, não podemos confundir o tema com aquilo que a ficção nos apresenta. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 teorias sobre o Universo Paralelo. Confere aí!

1 - A teoria de Hugh Everett

Quando falamos de universos paralelos, este é um dos físicos mais lembrados. Sua teoria, cunhada ainda nos anos 50, argumenta que existem milhões de mundos paralelos. Dessa forma, tudo que acontece em nossa realidade está acontecendo simultaneamente em outras realidades alternativas por aí. A partir da visão da mecânica quântica, esta é a teoria melhor aceita entre a comunidade científica.

2 - O déjà vu

Certamente você já deve ter tido um déjà vu... Aquele sentimento de que já viveu antes, algo que acabou de acontecer com você. É uma sensação bem estranha e que convenhamos, é como se fosse uma antiga recordação, como se já tivéssemos vivido aquilo em outra vida. Embora a ciência explique que é apenas uma reação de nosso cérebro verificando a memória que ele acabou de criar, não deixa de ser estranho.

Como se não bastasse, ainda há o déjà vecu, que consiste em antecipar o futuro, sabendo o que irá acontecer mesmo antes do fato. E também o alter vu, que é quando alguém se lembra de uma mesma história que você, por exemplo, mas com alguns acontecimentos diferentes. Bem, nada impede que essas situações sejam memórias guardadas de outras versões de nossos "eus", que vivem em universos paralelos.

3 - O viajante de Taured

A história aconteceu em 1954, quando um homem chegou no aeroporto de Tóquio com um passaporte bem estranho. Estava registrado que ele era do país de Taured, no entanto, o nome não consta em nenhum registro. O homem falava diversas línguas e afirmava que seus país se localizava na Europa e que tinha muitos outros documentos para provar que existia.

Ele acabou sendo preso e enquanto aguardava para ser transferido para a sala de interrogatório, simplesmente desapareceu sem deixar rastros. Embora existam algumas hipóteses para o que realmente poderia ter acontecido, não há como provar nada e o caso continua sendo um mistério.

4 - Fantasmas

Para aqueles que acreditam em fantasmas, consequentemente também acreditam na existência de um universo paralelo. Isso porque depois de mortos, os espíritos das pessoas permanecem em uma realidade alternativa à nossa, retornado para a Terra na intenção de resolver antigas questões ou perambular entre os vivos, até que cumpram seu objetivo e possam descansar em paz. Para os que acreditam que a morte é apenas  o começo de tudo, a ideia de universos paralelos pode ser muito bem aplicada.

5 - Universos matemáticos

Segundo tal teoria, a estrutura matemática pode ser completamente diferente de acordo com o universo em que você se encontra. Dessa forma, ela seria independente dos humanos e se tornaria uma realidade fundamental para a análise do universo como um todo. Segundo Max Tegmark, do Instituto de Massachusetts: "Eu realmente acredito que existe esse universo que exista independente de mim e que continuaria a existir mesmo se não houvessem humanos".

6 - Universos de bolhas

De acordo com uma teoria chamada "inflação eterna", diversas partes do universo acabaram inflando rapidamente após o que conhecemos como Big Bang. Estas, continuam ficando cada vez maiores, dessa forma, seria como imaginar o universo em bolhas, em uma grande rede no espaço. Nessa teoria, os universos paralelos poderiam ter suas leis da física muito diferentes das nossas, uma vez que as realidades não estariam interligadas.

7 - Buracos negros

Existem teorias que indicam que nosso universo poderia existir dentro de um buraco negro. É de fato estranho e parece impossível, mas isso poderia explicar diversos fenômenos observados no espaço. Dessa forma, outros universos poderiam prosperar dentro de outros buracos do tipo. É uma teoria que ainda está sendo pesquisada por pequenos grupos de físicos.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+