• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas são as 5 maneiras de manipular uma pessoa emocionalmente

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      08/11/16 às 13h56

Você já pensou em tentar controlar uma pessoa? Quantas vezes conseguiu fazê-lo? E alguém já conseguiu te manipular? Quantas vezes? Muitas vezes, essas manipulações ocorrem de maneira tão sutil que não percebemos logo à primeira vista, muitas vezes, caso não haja danos maiores, nem sabemos que fomos manipulados.

Na maioria das vezes essas manipulações vem de pessoas que nunca esperaríamos, como namorado/a, familiares, amigos... Somos incapazes de negar qualquer coisa a essas pessoas, quando elas nos sabem pedir, além disso, aceitamos desculpas, comportamentos que não deveríamos.

A "ficha cai" aos poucos, quando começamos a perceber um mal-estar, um vazio interno, sentimos nossa autoestima se esvaindo, pouco a pouco. Algo extremamente perigoso. Essas pessoas são conhecidas como Vampiros Emocionais, elas sugam suas energias e tiram de você tudo aquilo que são capazes, oferecendo "migalhas em troca de barras de ouro".

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. E foi pensando em como conseguir detectar essas pessoas que a nossa redação selecionou essa listinha com Essas são as 5 maneiras de manipular uma pessoa emocionalmente. Confira:

1 - Só um pouco mais.

02

É aquela pessoa que te jura, "Essa vai ser a última vez, eu prometo" ou "Você sabe que se não fosse importante eu não iria te pedir", e suas variantes. São o tipo de pessoa que pedem que sempre cedamos a algo que fizeram ou querem fazer, mas sempre nos empurrando ao nosso limite extremo. Não param de pedir favores, sempre com o discurso de que será a última vez.

2 - Os auto-castigadores.

01

São piores que as pessoas que se fazem de vítima, são muito mais persistentes e auto destrutivos. São pessoas que buscam a atenção através do próprio sofrimento, tentando arrastar as pessoas ao seu redor para sua "triste realidade". São falas como "Você não gosta mais de mim", "Me deixa sozinho/a para sair com seus amigos", "Você não conversa mais comigo", "Não sou nada pra você", e afins.

3 - Repressores silenciosos.

É muito comum estarmos com uma pessoa a quem desejamos o bem e pensamos que nos faz feliz. Porém, é muito comum que essas pessoas acabem por fazerem pequenas chantagens, utilizando de hábeis artimanhas para nos controlar e, inclusive, nos fazer mal. Uma maneira muito comum de fazê-lo é através da ironia. É importante lembrar que as "piadas", "brincadeiras", "ironias" também são maneiras de ferir uma pessoa.

4 - As vítimas eternas.

03

Já conheceu alguém assim? Essas pessoas fazem com que o tudo e todos estejam sempre contra elas e mais ninguém. Utilizam a chantagem emocional mais egoísta do mundo para nos fazer sentirmos culpados de algo que não somos responsáveis. Por mais que sejam pessoas próximas, são atitudes muito delicadas e é preciso tomar cuidado e saber impor limites. Caso contrário a pessoa pode te arrastar para o fundo de um poço sem volta. E, pior, te deixar lá sozinho.

5 - Os sedutores.

04

Nos "agarram" e encantam. São extremamente amáveis no início, a impressão que temos é que ninguém mais é capaz de nos entender, que apenas essas pessoas são capazes de enxergar e suprir nossas necessidades. São exemplos de amabilidade e possuem infinitos detalhes. O problema é que depois de um tempo, começamos a perceber a realidade, "tudo tem um preço". A pessoa começa a te cobrar pelo que fez a ti e te chantageia com palavras e ações que fez. "Depois de tudo o que eu fiz por você, você não é capaz de fazer isso por mim?"

Então pessoal, conhecem pessoas assim? Já se envolveram seriamente com alguma delas? Essas pessoas ainda são muito próximas a você? É importante estar sempre atento e não deixar que essas pessoas te manipulem. Seja forte e faça as escolhas certas para você. Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+