• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Essas são as descobertas e os eventos astronômicos mais aguardados dessa década

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      10/01/20 às 15h07

Anualmente, diversas descobertas científicas são feitas. Por sorte, elas acontecem, pois são os ícones que movem o mundo em que vivemos. Graças aos mais diversos estudos, hoje, contamos com a cura de algumas doenças, compreendemos mais do passado e podemos esperar algumas coisas no futuro. No entanto, os estudos não são feitos apenas aqui no nosso planeta. É preciso compreender o espaço em que vivemos para saber lidar com tudo. Por esse motivo, espera-se novas descobertas todos os anos. Dessa vez, as pessoas apostam em algo mais para a década. Já temos a informação de vários eventos astronômicos, que poderão acontecer entre 2020 e 2030.

A década que acabou recentemente foi permeada de momentos astronômicos que ficarão marcados na história. Graças às descobertas e observações, o mundo poderá saber dessas coisas no futuro. Em 2015, foi detectado, pela primeira vez, as ondas gravitacionais que são produzidas pela colisão entre buracos negros. Desde 2009, descobriu-se milhares de planetas, ao redor das estrelas, com a ajuda do satélite Kepler. Em 2019, finalmente, conseguiram uma fotografia de um buraco negro. Bem, a próxima década promete diversos eventos astronômicos e outras descobertas. Confira conosco as principais delas. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Descobertas e eventos astronômicos esperados na próxima década

É difícil fazer uma previsão certeira, mas podemos arriscar alguns tópicos de grande impacto. Duas missões espaciais de grande importância serão lançadas nessa década, com os telescópios JWST e WFIRST. Na Terra, o poderoso LSST começará a varrer o céu do Hemisfério Sul agora, em 2020. Enquanto isso, o maior telescópio do mundo, o ELT, começará a ser testado em 2025. Sendo assim, já podemos imaginar que as grandes revelações dessa década estarão nos campos de matéria escura. Além disso, nos campos de energia escura e exoplanetas, que são os temas centrais destes novos instrumentos.

Os componentes da energia e matéria escura, que compõem respectivamente 72% e 23% do universo, permanecem sendo enigma. Eles estarão em foco, nos próximos anos. 2020 começou com uma boa notícia: a astrônoma Vera Rubin que propôs a existência de matéria escura ganhará uma homenagem. Isso acontecerá quando o LSST ganhar o seu nome. No campo de exoplanetas, espera-se uma visão direta dos planetas ao redor de outras estrelas. Também espera-se a confirmação visual de alguns dos milhares de planetas descobertos, pela variação do brilho ou da velocidade das estrelas, quando os planetas passam em frente à elas.

O maior sonho dos estudiosos dessa área é ver os planetas que estão em zona habitável. Além disso, analisar com mais detalhes suas atmosferas. Essas são apenas algumas das expectativas pra essa década. Com toda certeza, diversas outras coisas serão descobertas. Além disso, vários eventos astronômicos, que nem imaginamos, poderão acontecer entre 2020 e 2030, só resta aguardar.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e viaje por um vasto universo de curiosidades.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+