icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse adolescente só percebeu que engoliu alfinete quando ele perfurou seu coração

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      02/09/20 às 14h53
capa do post Esse adolescente só percebeu que engoliu alfinete quando ele perfurou seu coração

Comer é um dos melhores prazeres da vida para muitas pessoas. Mas também é um dos sete pecados capitais. Todos nós já ouvimos que o que não mata, engorda, mas levar esse ditado muito à sério pode não ser uma coisa boa.

Um adolescente engoliu um alfinete pequeno enquanto costurava suas roupas. E o alfinete era tão pequeno que ele nem percebeu. Por isso que foi uma surpresa quando, depois de alguns dias, os médicos encontraram o alfinete em um lugar bem incomum, no coração no jovem.

O jovem de 17 anos foi ao pronto-socorro depois de ter sentido dores no peito durante três dias. Ele disse que a dor era aguda e que se irradiava par suas costas e piorava quando ele deitava ou respirava profundamente.

Como os resultados do eletrocardiograma do jovem foram anormais, os médicos ficaram preocupados se ele tinha perimiocardite ou inflamação do músculo car´diaco e membrana circundante. Além disso, os testes de laboratório também mostraram que o jovem tinha níveis elevados de proteínas no sangue, o que podia indicar lesão cardíaca.

Alfinete

Foi uma tomografia computadorizada do tórax do adolescente que mostrou que tinha um "objeto estranho metálico  linear" alojado no coração dele. O objeto tinha cerca  de 3,5 centímetro de comprimento e estava projetado para fora do ventrículo direito do coração, que bombeia sangue para os pulmões.

A princípio o jovem disse aos médicos que não tinha engolido nenhum objeto estranho ou tido algum trauma físico no peito. Mas depois ele revelou que fazia roupas sob medida e que, às vezes, colocava os alfinetes na boca. Mesmo assim, o jovem disse que não se lembrava de ter engolido um alfinete. E para tirar o alfinete de dentro de  seu corpo o jovem passou por uma cirurgia de coração aberto.

Esse não foi o primeiro corpo estranho encontrado no coração de alguém. Mas isso é uma coisa rara. Em 2016, médicos da China relataram um caso de uma mulher de 48 anos, que teve um derrame depois de uma agulha ter perfurado seu peito e ficado presa em seu coração.

O caso do adolescente parece ser o primeiro onde o paciente engoliu sem saber algo que parou no seu coração. Os médicos pensam que o alfinete migrou diretamente do estômago do jovem para o coração.

Recomendações

Segundo os autores do relatório desse caso, suas anotações podem ter implicações no tratamento de objetos cortantes que são engolidos. Atualmente, as diretrizes dizem que os objetos têm que ser removidos se estiverem causando sintomas. E não existe uma certeza sobre o que se fazer, quando eles não estão causando nada.

Alguns médicos dizem que se o objeto que foi engolido for pequeno e não causar nenhum sintoma, ele provavelmente vai passar pelo trato gastrointestinal sem nenhuma complicação. Por isso, os pacientes podem apenas serem observados com exames repetidos para ver se algum problema foi ou não desenvolvido.

Mas esse novo caso  "destaca as complicações potencialmente devastadoras da ingestão de corpo estranho", escreveram os autores. "Deve-se considerar seriamente a remoção de todos os corpos estranhos gástricos pontiagudos, lineares, para evitar complicações devido à migração, como a descrita neste caso", concluíram.


Próxima Matéria
Via   Science alert  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest