• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse áudio secreto é a única gravação que contém a voz normal de Hitler

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      05/11/19 às 12h24

Adolf Hitler é um dos grandes nomes de nossa história. Mas, não por ter realizado grandes feitos pela humanidade. Na verdade, muito pelo contrário. Hitler foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista, Chanceler do Reich e Führer da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa e é a figura central dos horrores do Holocausto.

Gravar as conversas particulares do Führer era estritamente proibido. Portanto, muito do que o mundo conhece é apenas sua grande capacidade de oratória, sobre palanques e púlpitos. Ele fez mais de 5 mil discursos durante a construção e liderança do Terceiro Reich. Discursos esses sempre cheios de gritos, muitos gestos e muitas promessas de tornar a Alemanha um país bom novamente.

Acontece que fora dos palanques e discursos pré-concebidos, Hitler era considerado um homem desajeitado e com um estilo de conversa que não costumava cativar a ninguém. Ciente das suas fraquezas, ele passou a praticar seus discursos, antes de falar em público. Assim, ele foi desenvolvendo o uso de gestos e tom de voz, para indicar todo seu poder. Além de garantir que sua voz natural jamais fosse gravada em um ambiente não oficial.

No entanto, assim como para todas as outras pessoas no planeta, nem tudo está sob nosso controle. Em 4 de junho de 1942, o marechal finlandês, Carl Gustaf Emil Mannerheim, estava comemorando seu 75º aniversário. Hitler decidiu lhe fazer uma visita surpresa, para comemorar a data. O que eles não sabiam é que Thor Damen, um engenheiro de som da YLE, empresa de transmissão finlandesa, havia colocado um microfone no vagão de trem cerimonial. Isso permitiu que a conversa deles fosse secretamente gravada.

Raridade

A gravação tem 17 minutos e é, até onde sabemos, a única amostra documentada do estilo de falar não público de Hitler. Em uma cópia restaurada da gravação, é possível ouvirmos o discurso de aniversário de Hitler para Mannerheim, bem como a resposta do finlandês para o Führer. Logo em seguida, podemos ouvir uma conversa casual dos líderes europeus. No entanto, a gravação acaba sendo interrompida em um momento da conversa.

No começo do trecho da conversa particular, Mannerheim afirma que os finlandeses estavam surpresos em como a União Soviética estava bem equipada para a Guerra de Inverno. Hitler também estava surpreso com as forças de defesa dos russos. Depois de explanar sobre seus reveses militares e sobre sua campanha no Oriente, Hitler tece elogios aos finlandeses, critica os italianos e se descreve como um amante da natureza. Além disso, diz possuir uma alma artística.

A gravação foi interrompida quando um oficial alemão percebeu o que estava acontecendo. "Quando os oficiais de segurança alemães descobriram, realmente se tornou uma cena, com eles ameaçando matar Damen e ordenando que ele destruísse a fita", disse Lasse Vihonen, chefe dos arquivos de som do YLE, ao The Guardian. "É a única que existe onde Hitler fala livremente".

Entretanto, Damen conseguiu convencer os alemães de que havia destruído a fita e foi autorizado a deixar o local. Apesar de ser uma gravação única, o que é dito por Hitler e Mannerheim não significaria muita coisa se dita por outras pessoas. Pela voz calma e o tom divagado de Hitler na fita, muitos pensaram se tratar de uma imitação, quando o conteúdo da fita veio à tona nos anos 1950.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+