• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse brasileiro construiu uma casa sozinho vendo vídeos no Youtube

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      25/10/18 às 18h10

A criatividade e competência de algumas pessoas vão além dos limites às vezes. O paranaense Evandro Klimpel Balmant, de 33 anos, é a prova viva disso. Evandro foi capaz de erguer praticamente sozinho uma casa de 200 metros quadrados. Sua residência fica em Almirante Tamandaré, na grande Curitiba. O mais curioso disso tudo é que ele realizou todo o processo seguindo dicas em um tutorial no Youtube. Evandro trabalha como analista de sistemas e até então nunca havia tido qualquer experiência com construção civil, engenharia ou arquitetura.

Ele contou com algumas poucas ajudas durante o processo. Além do Youtube, Evandro contou com o apoio do seu pai e um mestre de obras, que ficaram responsáveis pela estrutura de concreto e pela cobertura da casa. E isso só foi necessário porque essas etapas não poderiam ser concluídas por ele sozinho. O construtor disse aos jornais locais que a economia que teve com a mão de obra foi em torno de R$ 150 mil. Sendo assim, ele conseguiu construir a casa dos seus sonhos gastando apenas 50% do que gastaria contratando serviços terceirizados.

Algumas decisões precisaram ser tomadas por Evandro e sua esposa, Ane. Uma delas foi a compra de tijolos ecológicos, feitos a partir de lixos reciclados. Para quem não sabe, esse tipo de tijolo possibilita uma montagem mais rápida e fácil. O material se encaixa como peças de Lego, facilitando a vida de quem precisa montar sem conhecer muito as técnicas comuns. Além da facilidade de montagem, esse tipo de tijolo garante um melhor isolamento acústico e térmico, o que é uma grande vantagem. Isso poupa o trabalho de ter que rebocar com cimento as paredes, dando menos trabalho.

Segundo o casal, a ideia de construir a própria casa surgiu há um tempo, quando eles ganharam o terreno do pai de Ane. Eles viviam em uma casa alugada na época e o sonho era mudar-se para uma menos barulhenta, pois o seu lar ficava em uma parte barulhenta da cidade. A partir daí, começaram a guardar dinheiro e decidiram investir um pouco para levantar sua própria casa e começar a morar nela o mais rápido possível.

A ideia de procurar por vídeos no Youtube surgiu quando orçaram pela primeira vez a mão de obra. O valor era alto e alcançava R$ 12 mil, isso estava quase fora de condições. É claro que Evandro contou com dicas importantes de pessoas da área, como engenheiros e arquitetos de sua família. Quando ele concluiu o alicerce, pensou "se eu fiz isso, consigo fazer o resto" e então deu continuidade. Hoje o casal realiza o sonho de viver na casa própria e, o melhor, construída por eles mesmos.

E aí, o que você achou dessa história? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+