• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse cachorro com TOC salva coalas do fogo da Austrália

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/01/20 às 14h46

cachorro é o melhor amigo do homem. Eles podem fazer companhia para seus donos, os ajudar a andar, caso sejam cegos, servir como método de terapia para alguma doença. Do mesmo modo, também alegrar o ambiente em que estão.

Todo amante de cachorros sabe a felicidade que é, ao chegar em casa, encontrar o animal todo animado, esperando pelo seu dono. E também entende o significado de amor, mesmo o animal dando trabalho algumas vezes. O impossível é que os donos não se apeguem a eles. Do mesmo modo, a companhia dos cães se torna uma coisa imprescindível.

A história de homens e seus fiéis companheiros é mais longa do que você pode imaginar. Tudo começou, quando humanos primitivos adotaram os temíveis lobos.

Essa amizade já dura séculos, e por isso, o animal é considerado o melhor amigo do homem. Além de fazerem companhia para seus donos, os cachorros são capazes de salvar vidas.

Em alguns casos eles latem, incessantemente, para avisar que em determinado local está acontecendo alguma situação ou alguém está em perigo. Mas eles também podem ajudar a resgatar vítimas de grande tragédias.

Uma grande tragédia atual são os incêndios que estão acontecendo na Austrália. Com um desastre desse tamanho, qualquer forma de ajuda é bem-vinda e não pode ser descartada.

Ajuda

 

Por mais que várias celebridades tenham doado milhões de dólares  para ajudar os bombeiros, hospitais veterinários e abrigos, assim como pessoas "comuns" não pararam de querer ajudar.

E o ajudante mais famoso e comprometido, com sua ajuda, é uma criaturinha de quatro patas. O cachorro, chamado Bear, ficou famoso no mundo todo por causa da sua incrível capacidade de achar coalas, cangurus e gambás feridos. O cachorro consegue achar esses outros animais usando apenas o seu olfato.

Ainda quando era filhote Bear foi diagnosticado com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e foi abandonado. Ele viveu por muito tempo nas ruas. Até que o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW) viu que o cãozinho tinha alguma coisa especial e o adotou.

Depois de passar por um treinamento durante meses, Bear conseguiu ficar apto para ajudar os bombeiros da IFAW a localizar os outros animais feridos por causa dos incêndios.

Trabalho

O trabalho que Bear faz, começa com uma exploração pelas matas e quando termina, ele carrega os animais com o focinho. Ou então, late para chamar a atenção da equipe, que vai junto com ele para as buscas.

O cachorro veste uma roupa própria para se proteger e não se machucar. Da mesma forma que todos os outros cachorros que pertencem aos Serviços de Emergência e Incêndio de Queensland (QFES).

Infelizmente, os incêndios estão acabando com a vida de vários animais selvagens. E por isso, Bear não tem encontrado muitos ainda com vida para serem resgatados. Mesmo assim, todos os dias uma busca nova é feita na esperança de achar animais para serem salvos. Bear e sua equipe não perdem as esperanças.

A mídia australiana informou que, sem o olfato de Bear ou dos outros cães de resgate, o trabalho dos bombeiros seria muito mais difícil, ou até mesmo impossível. A colaboração desses agentes de quatro patas é essencial.

Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+