• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse cartão é a promessa de um futuro seguro e inovador

POR PH Mota    EM Inovação      05/06/17 às 17h43

Apesar do dinheiro vivo ainda ser o jeito mais prático de comprar coisas, por não precisar contar com sistemas, conexões de máquinas ou operações tecnológicas, está sendo cada vez menos utilizado pelas pessoas. Cada vez mais, as carteiras estão cheias de cartões e menos de notas. Por causa disso, elas começam finas e vazias, mas ficam cada fez mais lotadas com cartões de todos os serviços que você precisa carregar com você.

Pensando nisso, a empresa sul coreana BrillianTS decidiu desenvolver um tipo de cartão inteligente que promete solucionar o problema e reunir tudo o que você precisa em apenas um dispositivo. O Fuze Card é o cartão inteligente mais fino do mundo e consegue guardar informações de cartões de todo o tipo, seja de clubes de fidelidade, descontos, crédito, débito, etc.

Leia também 11 mudanças simples que podem revolucionar a vida moderna.

Apesar de não ser o primeiro do ramo (já existem ao menos outros três cartões com o mesmo propósito), o Fuze Card promete mais eficiência pois tem a intenção de reunir todo tipo de cartão com tarja magnética no mesmo dispositivo, podendo guardar informações de até 30 cartões diferentes.

Com apenas um chip, o Fuze Card copia um cartão comum, mas com informações de vários outros, unindo tudo o que você precisa sem precisar carregar uma carteira lotada.

O Fuze Card funciona com uma bateria recarregável que dura até 30 dias e um carregador portátil para quando você precisar de energia extra. Para selecionar o cartão que você precisa, basta usar uma pequena tela no canto do dispositivo plástico e escolher o serviço que quer acessar por meio dos botões disponíveis.

Em termos de segurança, o Fuze Card pode se conectar com um aplicativo em seu smartphone, o que permite que quaisquer informações pessoais mantidas nele possam ser apagadas em caso de perda ou roubo. Além disso, o cartão é capaz de manter registro de sua localização e é bloqueado automaticamente quando está muito longe de você, impedindo que ele seja utilizado sem autorização.

Além da tarja magnética, o Fuze Card vai também deve contar com um chip de tecnologia EMV. A tecnologia foi criada pela Europay, MasterCard e Visa para pagamentos eletrônicos seguros de débito e crédito e está presente na grande maioria dos cartões utilizados atualmente.

Apesar disso, a compatibilidade do Fuze com cada cartão depende de acordos individuais com os bancos. A empresa por trás do Fuze também está trabalhando com o teste de servidores que começaram a funcionar em outubro de 2016. A ideia é que o cartão possa acessar um sistema de segurança avançado que permita a utilização da tecnologia sem acessar os dados protegidos dos bancos.

Os primeiros testes do Fuze foram feitos na Coreia do Sul, mas desde novembro o cartão já foi distribuído para beta testers ao redor de todo o mundo. A primeira leva de cartões, sem a tecnologia de chip EMV, deve começar a ser enviada para os clientes em julho de 2017, enquanto o cartão com chip só deve ficar pronto em janeiro de 2018.

Atualmente, o Fuze está em fase de financiamento coletivo e já arrecadou mais $1 milhão com 6.905 apoiadores. A quantia arrecadada já é 2200% acima da meta inicial de $50 mil. O número ainda deve crescer muito nos dias restantes da campanha, que vai até o dia 22 de junho.

Será que a tecnologia vai dar certo ao redor do mundo? Em quanto tempo poderemos usar o cartão no Brasil? A ideia promete revolucionar a forma como realizamos transações financeiras e deve economizar um espaço e tanto em nossas carteiras.

Próxima Matéria
Via   IndieGogo  
Imagens IndieGogo
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+