icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse desinfetante pode deixar superfícies livres de coronavírus durante vários meses

POR Bruno Dias EM Curiosidades 29/04/20 às 17h35

capa do post Esse desinfetante pode deixar superfícies livres de coronavírus durante vários meses

A pandemia de coronavírus já se tornou uma emergência de saúde pública global, com novos casos da doença a cada dia. Enquanto uma vacina para a doença ainda não fica pronta, a principal preocupação agora, e evitar o contágio da doença. Até então, a principal forma de contágio era por vias respiratórias e por meio do contato com pessoas infectadas.

Desde que o vírus foi identificado, ele tem gerado várias dúvidas e receios nas pessoas. Por causa disso, os órgãos oficiais indicaram as medidas que são necessárias, para tentar diminuir a disseminação do vírus.

Essa pandemia já mudou vários hábitos das pessoas, como por exemplo a maneira de se cumprimentarem. Além disso, um costume muito corriqueiro, que é tocar o rosto, é uma das coisas que a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz para ser evitado. Isso porque nossas mãos estão sempre em contato, com várias superfícies sempre. E quando esfregamos os olhos ou a boca, a contaminação pode ser maior. Por isso, é muito importante garantir que nossas mãos estejam sempre limpas de uma forma adequada. As mãos devem ser lavadas com muito sabão e água e por, pelo menos, 20 segundos. Além do sabão, é válido usar gotas de álcool em gel.

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus costuma ser disseminado pelo ar ou contato pessoal com secreções contaminadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o coronavírus pode também sobreviver nas superfícies durante algumas horas ou então até dias.

Superfícies

Exatamente pelo vírus conseguir sobreviver em superfícies é preciso tomar um cuidado com elas e também sempre higienizá-las, para que não se tornem um possível lugar de contágio.

As superfícies podem ser lavadas com água e sabão, água sanitária, desinfetantes ou então limpas com álcool 70%. Esses produtos limpam as superfícies, mas não por um tempo muito grande.

Pensando nisso, os cientistas de Hong Kong desenvolveram um revestimento antiviral protetor que, de acordo com eles, pode matar vírus como o novo coronavírus, por um período de até três meses seguidos.

O desinfetante é chamado de "MAP-1" e ele não foi feito como uma resposta ao novo coronavírus. De acordo com a Reuters, os pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong já vinham trabalhando no desenvolvimento dele há 10 anos.

Por mais que o desinfetante não tenha sido originalmente pensado para combater o coronavírus, a equipe de pesquisadores espera que ele ofereça uma proteção significativa contra o SARS-CoV-2 e outras bactérias e vírus.

Proteção

Os testes com o MAP-1 foram bem sucedidos. E o produto deve chegar às prateleiras de Hong Kong em maio. Ele já foi usado para revestir moradias de baixa renda na cidade já para evitar infecções futuras de COVID-19.

"Sinto que isso fortaleceu nossa proteção contra o vírus", disse Law Ha-yu, que mora em um apartamento que recebeu revestimento de MAP-1.

O lado negativo disso tudo é que, infelizmente, o MAP-1 é muito caro para que as pessoas possam comprar para suas casas. Mas ele pode ser uma coisa útil para hospitais, escolas e empresas na prevenção de infecções.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest