icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esse é motivo pelo qual você nunca deveria pegar no seu celular durante uma refeição

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      15/10/15 às 16h35
capa do post Esse é motivo pelo qual você nunca deveria pegar no seu celular durante uma refeição

Nos últimos dois anos, uma montanha de estudos demonstraram que o uso de celulares nos tornam mais egoísta, mais facilmente distraídos e mais estressados. Uma pesquisa feita em março de 2014 sugeriu que quase 9 em cada 10 pessoas sentem que os seus entes queridos são negligenciados em favor da tecnologia. Um estudo observacional de menor escala sugerem que, quando os pais e as crianças jantam juntos, os pais muitas vezes prestam mais atenção nos seus telefones do que seus filhos.

Muitos especialistas teorizam que nossos telefones já funcionam não apenas como dispositivos de comunicação, mas como uma espécie de 'sugestão sociais' - tirando sua atenção das pessoas com que você socializa. Telefones celulares carregam 10 vezes mais bactérias do que a maioria dos vasos sanitários, por isso não deve ser surpreendente que um homem em Uganda teria contratado Ebola depois de roubar um.

Ele roubou o telefone de uma ala de quarentena de um hospital, perto do local de um recente surto de Ebola. Independentemente desse caso, uma coisa é fato: celulares são sujos. Enquanto banheiros tendem a ser limpos com frequência, porque as pessoas associam o banheiro com germes, celulares e outros objetos como controles remotos - muitas vezes são deixados fora da rotina de limpeza.

No entanto, a quantidade de germes  em um telefone não é um problema - é o compartilhamento de telefones entre as pessoas. Sem compartilhar, cada telefone traz apenas um conjunto de germes, e não fará seu dono ficar doente. O problema com os telefones é que estamos em contato constante com eles, e eles passam muito tempo na próximos de nossas caras e bocas. Por ser um dispositivo eletrônico, a maioria das pessoas não entendem sobre a limpeza deles.

Este é também neste caso de controles remotos, que, são muitas vezes utilizados por pessoas quando estão doentes ou estão comendo. Controles remotos são mais frequentemente compartilhados, por isso eles são geralmente ainda piores do que telefones para espalhar germes. Outros culpados comuns de ficarmos doentes incluem telefones de escritório, carrinhos de compras e os botões de elevadores.

Para limitar a propagação de doenças a partir de telefones ou outros objetos, tente não compartilhá-los ou eliminar o uso em refeições. Os micróbios são a mais antiga forma de vida na Terra, e podem ser encontrados em toda parte e em tudo o que tocamos. Podemos pegar uma variedade de micróbios, tais como bactérias e fungos, durante a nossa rotina diária. Os resultados são um bom lembrete da necessidade de lavar as mãos, pois a limpeza com sabão e água reduz o número de micróbios.

Danos cerebrais

Usar o seu telefone em vez de seu cérebro para recordar ou deduzir informações pode torná-lo mentalmente preguiçoso, dizem pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá. O estudo feito com 600 pessoas encontrou uma correlação significativa entre o menor tempo gasto no telefone e habilidades cognitivas mais fortes e poder de análise. A lição? Use seu cérebro ou fique estúpido. Da próxima vez que você estiver tentando lembrar o nome de um filme ou encontrar o caminho para um restaurante, por exemplo, tente lembrar antes de recorrer ao Google.

Fonte: MedicalXpress


Próxima Matéria
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest