icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse é o lugar onde o HIV surgiu pela primeira vez

POR Mateus Graff EM Curiosidades 05/11/18 às 16h30

capa do post Esse é o lugar onde o HIV surgiu pela primeira vez

Quando os médicos americanos encontraram a AIDS pela primeira vez, a condição tirava dos jovens e saudáveis o forte sistema imunológico. Isso deixava as pessoas fracas e vulneráveis. Na época, a doença parecia sair do nada, mas hoje sabemos como e porque o HIV (o vírus que leva à AIDS) se tornou uma pandemia global.

O HIV realmente não apareceu do nada, é claro. Provavelmente, começou como um vírus que afeta macacos e símios na África central ocidental. Depois disso, as espécies saltaram para os seres humanos em várias ocasiões, talvez porque as pessoas comem carne de animais infectados.

Mas onde foi que o vírus do HIV surgiu pela primeira vez? A gente responde para vocês nessa matéria.

Primeiro lugar onde surgiu o vírus HIV

Em 1920, onde hoje se chama República Democrática do Congo, surgia o HIV. Estamos falando da cidade de Kinshasa. Mas como diabos o vírus surgiu lá? Bom, segundo estudos realizados, nesse tempo o território se chamava Congo Bela e era uma colônia da Bélgica. No começo do século XX, muitos homens jovens foram para região para tentar fazer fortuna nas minas de ouro, diamante, cobalto e cobre da região, ou trabalhando construindo a rede ferroviária.

Entre os anos de 1920 e 1932, foram construídas 2.450 km de estradas de ferro. Logo, o governo investiu na infraestrutura das cidades de Boma, Matadi e Leopoldville.

E foi exatamente nessa época que aconteceu a primeira contaminação interespécies, no caso entre chipanzés e humanos. Pode ser que as primeiras pessoas contaminadas caçavam ou mesmo domesticavam os animais em suas tribos. Tempos depois, a doença ficou confinada à pequenas tribos da África Central.

Como o estudo chegou a essa conclusão?

O HIV originado de macacos tipicamente pertence a um tipo de vírus chamado HIV-1. Um é chamado HIV-1 grupo O, e os casos humanos são em grande parte confinados ao oeste da África. Apenas uma forma de HIV se espalhou por toda parte depois de saltar para os humanos. Esta versão, que provavelmente se originou de chimpanzés, é chamada de HIV-1 grupo M (para "maior"). Mais de 90% das infecções por HIV pertencem ao grupo M. O que levanta uma questão óbvia: o que há de tão especial no grupo de HIV-1 M?

Segundo estudo publicado em 2014, pode não haver nada de especial sobre o grupo M. Não é especialmente contagiante, como você poderia esperar. Em vez disso, parece que essa forma de HIV simplesmente aproveitou os eventos. "Os fatores ecológicos, e não os fatores evolutivos, impulsionaram sua rápida disseminação", diz Nuno Faria, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Ele e seus colegas construíram uma árvore genealógica do HIV. Foi examinado uma gama diversificada de genomas de HIV coletados de cerca de 800 pessoas infectadas da África Central.

Para quem não sabe, os genomas captam novas mutações a uma taxa razoavelmente constante. Portanto, comparando duas sequências do genoma e contando as diferenças, elas poderiam funcionar quando as duas últimas compartilhassem um ancestral comum.

Essa técnica é usada, por exemplo, para estabelecer que nosso ancestral comum com chimpanzés viveu pelo menos 7 milhões de anos atrás.

A partir disso, Faria e sua equipe descobriram que os genomas do HIV compartilhavam um mesmo ancestral que existia há não mais de 100 anos. A pandemia do grupo M do HIV-1 provavelmente começou pela primeira vez na década de 1920, como citamos no começo da matéria.

Como eles sabiam onde cada uma das amostras de HIV foram coletadas, eles concluíram que a origem da pandemia global da AIDS surgiu na cidade de Kinshasa, hoje capital da República Democrática do Congo.

E você, tinha ideia de qual era a primeira cidade onde surgiu o HIV? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest