icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esse é o pato mais bonito do mundo que também é símbolo de amor e fidelidade

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      08/09/20 às 15h39
capa do post Esse é o pato mais bonito do mundo que também é símbolo de amor e fidelidade

Nosso planeta é uma imensidão a ser explorada. Tanto que, até hoje, não foi possível explorar todas as áreas da Terra. Por esse motivo, a nossa fauna e flora é extremamente rica, sendo que apenas uma pequena quantidade de seres vivos já foram descobertos e registrados.

reino animal é mesmo fascinante. Uma explosão de cores, de diversidade, de características próprias e únicas. Assim como os seres humanos, eles também têm "personalidade", se comportam de maneira distinta, são capazes de se adaptar às situações mais adversas. Sem eles, a vida do ser humano não seria possível. Cada animal representa uma parte fundamental da cadeia alimentar que mantém o equilíbrio do ecossistema.

Por mais que nós convivamos com alguns animais, ainda não sabemos muito sobre eles. Estima-se que existam aproximadamente 7,77 milhões de espécies de animais no mundo. Entretanto, apenas 953.434 foram descritas e catalogadas. Pra termos uma ideia, somente de besouros existem 350 mil exemplares distintos. Muitas destas espécies possuem outras subespécies, que vão formando uma verdadeira árvore evolutiva.

Anualmente, os cientistas e estudiosos se empenham para descobrirem essas novas espécies de plantas e animais. Quanto mais o tempo passa, mais surgem novos seres que podem ser estudados. E, alguns deles, até revelam coisas novas sobre o nosso passado. Todos os anos, várias espécies novas são descobertas e muitas funções, que os animais têm, permanecem um mistério.

Pato

O pato-mandarim, por exemplo, é conhecido popularmente como "o pato mais bonito do mundo". Ele é dono de uma plumagem exuberante e inconfundível. E esse título que ele recebeu logo faz sentido quando olhamos para esse animal. Ele até parece uma pintura.

O pato-mandarim é um animal de médio porte, medindo entre 41 e 49 centímetros de comprimento e com uma envergadura de 65 a 75 centímetros. O que chama mais atenção nesse pato são suas características físicas, indo do seu bico até suas penas.

Do mesmo jeito que acontece com outras espécies são só os machos que tem a plumagem colorida. O charme deles é usado para atrair as fêmeas. O pato macho dessa espécie tem um bico vermelho, faixas brancas nos olhos, uma cara avermelhada e um peito roxo com duas faixas verticais e laterais alaranjadas. O pato-mandarim é realmente uma obra de arte da natureza.

Essa espécie de pato tem origem asiática e ele pode ser encontrado com mais facilidade nas regiões da China, Rússia e Japão. Mas além desses países ele também pode ser visto em alguns outros.

O habitat selvagem deles é em lugares arborizados perto de lagos, pântanos e lagoas. Durante a primavera, depois do acasalamento, as fêmeas do pato-mandarim colocam seus ovos em cavidades de árvore que ficam perto da água.

Símbolo de fidelidade

O pato-mandarim é culturalmente, principalmente na China, o símbolo de fidelidade conjugal. Isso porque depois do seu acasalamento os casais da espécie permanecem os mesmos para o resto da vida.

E ao contrário de outras espécies de patos, o pato-mandarim macho fica para sempre ao lado de sua fêmea com a qual ele acasalou. Além disso, ele espera os filhotes nascerem e ainda ajudam as fêmeas a cuidar de seus filhotes.


Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Vix
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest