• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse é o perigo mortal do chá com bolinhas

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      22/01/20 às 22h19

Um menino de 13 anos foi parar no hospital em Xinxiang, centro da China, depois de ingerir um chá com bolinhas. Outro caso semelhante ocorreu em junho de 2019. De acordo com uma publicação da Galileu, a bebida, uma mistura de suco e chá com pedaços de tapioca ou silicone comestível, é conhecida popularmente como Bubble Tea ou Pearl Tea.

Após ingerir a bebida, o garoto começou a sentir dores abdominais e dificuldades para defecar. Devido aos sintomas, buscou auxílio médico. Depois de realizar uma bateria de exames, os médicos descobriram no cólon, dois objetos sólidos. Segundo os especialistas, os objetos são conhecidos como fecalitos e mediam entre 2 e 3 centímetros.

"Esses dois objetos estavam causando uma obstrução intestinal", afirmou Zhang Haiyang, médico que atendeu o menino, como reportou o The Sun.

Como pareciam relativamente moles e maleáveis, os objetos foram retirados do cólon do garoto, durante o procedimento cirúrgico. Foi somente após o procedimentos, que os médicos perguntaram ao paciente, se ele havia consumido algo diferente nos últimos dias.

"O jovem bebeu uma xícara de chá com bolinhas uma semana antes dos sintomas começarem", contou Haiyang. "Ele não mastigou as bolinhas e as engoliu inteiras".

Ainda de acordo com Haiyang, dias depois, o menino tomou outro chá com bolinhas, novamente sem mastigá-las. "Portanto, é muito provável que as bolinhas de tapioca tenham grudado umas nas outras, causando obstrução intestinal", disse o médico.

Bubble tea

Para quem nunca ouviu falar, o bubble tea é uma bebida composta por chá, misturado com suco de fruta ou leite. Além disso, acrescentam bolinhas de tapioca ou de fruta. Alguns dizem que "bubble" se refere à espuma, que é criada quando o chá é sacudido para criar a mistura. Outros defendem que "bubble" são as bolinhas, encontradas no fundo do chá.

Febre na Ásia, nos Estados Unidos e no Canadá, bubble teas, ou os chás de bolhas, também são febre no Brasil. Basicamente, a bebida conquistou o mercado desde o ano passado, embora já estejam há mais de 10 anos em São Paulo. Além disso, se você já conhecia o suco de pobá, saiba que ele e o bubble tea são a mesma coisa.

A bebida foi criada na década de 1980, na ilha chinesa de Taiwan, pela Chun Tang Tea Culture, uma das casas de chá mais tradicionais da ilha. A sua base pode ser feita com chá verde, preto ou jasmim e são incluídos sabores ou néctar de frutas, às vezes com leite ou iogurte.

Com uma infinidade de sabores, o chá pode ser feito à base de água, chá, leite e até de Yakult. A receita original leva pobá ou bobá (pérolas de tapioca). Porém, em algumas variações, as pérolas são substituídas por sagu (também de farinha de mandioca).

Em outras, as bolhas são feitas de suco concentrado, revestido por uma capa gelatinosa de algas marinhas. Ao serem mastigadas e estourarem na boca, proporcionam uma sensação relaxante.

Em Taiwan, a maioria das bebidas vendida vem com bolinhas de tapioca. Mas aqui no Brasil, as pessoas preferem as bolhas de "popping boba", que são saborizadas. Além da experiência gostosa de provar diversos sabores no formato de bolinhas, o bubble tea também é atrativo pelas cores.

Próxima Matéria
Via   Galileu     UOL  
Imagens UOL
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+