• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse é o que os cientistas pensam ser o novo superalimento e é bizarro

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      29/05/20 às 16h16
foto de destaque

Comer está entre os maiores prazeres da vida de uma pessoa. Conhecer novos pratos é sempre um grande momento, e é por esse motivo, que muitas pessoas procuram primeiro pela culinária de determinado lugar ao fazer uma viagem. As comidas mudam conforme passam os anos e isso nos faz pensar sobre o futuro e o que irão se tornar os nossos alimentos.

O avanço tecnológico mudou e continua a mudar a nossa vida de forma significativa, e em todos os âmbitos. E a forma como nos alimentamos está inclusa nessa mudança. Mas acontece que as tendências futuras são um tanto quanto problemáticas, tendo em vista que a superpopulação irá tornar todos os recursos já existentes limitados. Então, para atender à maior demanda que teremos no futuro, precisaremos reinventar tudo o que temos hoje, inclusive, os alimentos.

Alimento

Em 2016, uma equipe internacional de cientistas sequenciou um cristal de proteína que fica no intestino das baratas. Eles fizeram isso porque ela é mais nutritiva. Inclusive, quatro vezes do que o leite de vaca. E os pesquisadores acham que pode pode ser a chave para alimentar a população que será crescente no futuro.

Por mais que as baratas não produzam leite, o Diploptera punctate, é a única barata conhecida que dá à luz e bombeia um tipo de "leite", que tem cristais de proteína, para alimentar seus bebês.

Além do fato fascinante de um inseto produzir leite, os pesquisadores também ficaram fascinados com o fato de que um único cristal de proteína tem mais de três vezes a quantidade de energia, que é encontrada em uma quantidade equivalente em leite de búfalo.

Como ordenhar baratas , não é uma opção viável, a equipe internacional de cientistas, liderada por pesquisadores do Instituto de Biologia de Células-Tronco e Medicina Regenerativa da Índia, decidiu sequenciar os genes responsáveis pela produção dos cristais de proteína do leite. Com isso eles queriam ver se conseguiam replicar esse leite em laboratório.

"Os cristais são como um alimento completo. Eles têm proteínas, gorduras e açúcares. Se você observar as sequências de proteínas, eles têm todos os aminoácidos essenciais", disse Sanchari Banerjee, uma das pesquisadoras.

Leite

O leite é uma fonte densa de calorias e nutrientes. E conforme a proteína do leite é digerida, o cristal libera mais proteína para que a digestão continue. "É um alimento que libera tempo. Se você precisa de um alimento com calorias altas, liberador de tempo e que seja completo ele é isso", disse Subramanian Ramaswamy, pesquisador líder.

O importante é dizer que essa fonte de proteína não é necessária na maioria das dietas ocidentais porque as pessoas já ingerem muitias calorias por dia. E  que ela não é uma proteína para pessoas que querem perder peso.

Mas as pessoas que lutam para conseguir uma quantidade de calorias necessárias por dia podem ver nessa proteína uma forma rápida e fácil de conseguir calorias e nutrientes. "Eles são muito estáveis. Eles podem ser um fantástico suplemento de proteína", disse Ramaswamy.

Os pesquisadores já tem a sequência e eles esperam conseguir leveduras para produzir o cristal em quantidades maiores. E produzir eles mais eficientemente do que extraindo das tripas das baratas.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Wilson vieira R7
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+