icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Esse foi o homem mais rico de toda a história da humanidade

POR Lucas Curado EM História 04/12/17 às 13h15

capa do post Esse foi o homem mais rico de toda a história da humanidade

Quem você acha que foi o homem mais rico do mundo? Se você acha que foi Bill Gates com seus 86 bilhões de dólares, você errou feio. Bill Gates é um simples mortal, totalmente fichinha perto desse africano que reinou no século 14. Você não está entendo errado. Bill Gates não chega nem perto de ter 1/8 do que esse homem teve, se formos colocar nos patamares de hoje. Mansa foi o rei do império Mali em seu tempo. O homem era tão rico que Augusto César teria inveja dele. Ele tinha um exército de milhares de homens a seu dispor e quase quebrou um pais só por doar dinheiro para os pobres. Sim, ele era rico nesse patamar.

Hoje nós vamos falar do cara que bota qualquer capitalista no chinelo, qualquer rei medieval para engraxar seu sapato e qualquer imperador romano com inveja. Hoje falaremos do homem mais rico de todos os tempos. Se você acha que ostentação é sair com um Bentley banhado à ouro, repense suas definições de riqueza. Aqui o nível é outro. Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você a história do homem mais rico de toda a história da humanidade.

O rei de Tombuctu

Em 1280 nasce o homem que seria considerado o mais rico de todos os homens, Mansa Musa, o rei de Tombuctu. Seu reino foi em sua época o maior produtor de ouro do mundo. Isso ocorreu em um momento onde minério possuía um alta demanda.

De acordo com o professor de história Richard Smith, o reino de Musa, que se localiza onde hoje é a atual Mali, na África Ocidental, liderava a produção do minério dourado. Tamanha era a riqueza desse rei que até hoje economistas e historiadores não conseguiram estima-la. Ele foi mais rico que o próprio Imperador Augusto César, que possui a soma de 4,6 TRILHÕES de dólares, se convertidos para a moeda atual.

Os contos do Rei

Musa assumiu o poder de seu reinado em 1312 e teve acesso a inúmeros recursos naturais extremamente lucrativos para época. O poderoso rei expandiu seu poder por três mil quilômetros além de suas fronteiras, estendendo sua dominância de forma imponente.

Em uma viagem para a cidade sagrada de Meca no ano de 1324, ele levou cerca de dezenas de milhares de soldados, civis e escravos, segundo cronistas do período. Não somente isso, haviam cerca de 500 mensageiros todos trajados de forma extremamente luxuosa e uma grande variedade de camelos e cavalos carregando uma grande quantidade de ouro.

Esse homem era tão rico que quando passou pelo Cairo, no Egito, causou um crise financeira que durou anos. Como ele conseguiu fazer isso? Simples, ele doou tanto ouro, mas tanto ouro para os pobres, que a inflação subiu exorbitantemente.

O Legado de Mansa Musa

O legado desse rei se estende até os dias de hoje. Não é de menos, afinal o homem foi a pessoa mais rica de todos os tempos. Bom, depois de 25 anos, o imperador Mali veio a falecer em 1337. Em sua época de reinado ele trouxe ao seu povo o que foi chamada de "idade de ouro" do Mali. Quando estava vivo, Musa criou  inúmeras escolas, mesquitas e uma universidade.

Ainda é possível encontrar diversos mausoléus, bibliotecas e mesquitas criadas por esse poderoso imperador. O legado desse homem se estendeu por eras, demonstrando a dominância e a responsabilidade que alguém com esse poder possui.

E aí, o que achou dessa matéria e o que você faria se tivesse esses trilhões de dólares? Deixe sua opinião e até a próxima.


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest