• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse foi o primeiro filme de super-herói, produzido há mais de 100 anos

POR Mateus Graff    EM Entretenimento      09/07/18 às 18h19

Já fizemos matérias com os 8 heróis poderosos que a CD se recusa a usar e com os 5 fatos que tornam o Batman o pior herói de todos. Pois bem, caros leitores, muito se fala sobre os filmes de heróis. O recente Pantera Negra é um grande exemplo. Mas vem cá, você sabe qual foi o primeiro filme de super-herói de toda a história? Acreditem, o primeiro filme sobre super-herói tem mais de 100 anos.

O primeiro filme inspirado em um herói da Marvel/DC foi Batman: O Homem Morcego, em 1966. Já o Zorro, por exemplo, teve seu primeiro filme em 1920. Mas e um tal de Judex, vocês há ouviram falar alguma vez na vida? Provavelmente a sua resposta foi "não", e por isso a gente conta um pouco sobre esse herói para vocês.

O primeiro filme de super-herói da história

O filme foi feito em 1916 e quase foi esquecido. Na época, Louis Feuillade já era um cineasta francês de sucesso quando fez Judex. Suas séries Fantômas (1913) e Les Vampires (1915) já tinham personagens marcantes. Ele era criticado por glorificar personagens e por isso resolveu criar um personagem herói. Esse herói era o Judex, que significa 'juiz' em latim.

O curioso é que esse herói não tinha poderes, mas ele defendia os inocentes e matinha sua identidade em segredo, usando um manto escuro e um chapéu de aba larga. Usando aparelhos altamente tecnológicos (para época, é claro), Judex lutava com caras maus e seu esconderijo ficava em cavernas embaixo de um castelo.

Essas características te lembrou alguém? Muitos dizem que Judex era praticamente o Batman, porém 23 anos antes do Batman existir.

O personagem era interpretado por René Cresté. Judex na verdade se chamava Jacques de Tremeuse, e sua família foi destruída pelo nefasto banqueiro Favraux (Louis Leubas). O pai de Jacques cometeu suicídio e sua mãe fez com que Jacques e seu irmão jurassem vingança no túmulo do pai.

Judex dá seus 'pulos' e se torna secretário de Favraux, mas com a intenção de matá-lo, é claro. Ele também se apaixona pela filha de Favraux, Jacqueline (Yvette Andréyor), a quem ele tem que salvar das enrascadas da deliciosamente malvada Diana Monti (Musidora).

Ficou curioso para ver o primeiro filme de super-herói da história do cinema? A gente mostra para vocês:

Chris Gavaler, professor de inglês da Universidade Washington e Lee e autor de On the Origin of Superheroes, afirma que Judex foi um elo importante entre as tramas de vingança e as histórias de super-heróis.

Em 1916 havia a série americana The Iron Claw, que era um justiceiro mascarado com uma garra de ferro, característica que o torna mais super-herói do que Judex. Mas o que faz de Judex o primeiro filme de herói é o fato dele ter sido gravado em 1914, mas teve o lançamento adiado por causa da 1º Guerra Mundial.

Mas e você, já conhecia esse herói? Não esqueça de comentar aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+