icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse grupo faz música usando apenas vegetais

POR Bruno Dias EM Curiosidades 26/05/20 às 14h03

capa do post Esse grupo faz música usando apenas vegetais

Música é uma das formas de arte mais difundidas do mundo. Além do entretenimento em si, ouvir música pode também trazer alguns benefícios para seu bem-estar. Ela não só ajuda a relaxar, mas também pode servir de estimulante para as atividades físicas.

As músicas são responsáveis por dar emoção aos filmes, eventos esportivos, séries, novelas e, é claro, à nossa vida como um todo. Para a nossa sorte, existem diversos gêneros musicais e, mais do que isso, cantores, grupos e bandas. É um tanto quanto impossível, conhecer todos os artistas dos muitos gêneros, o que nos permite sempre descobrir músicas novas.

E a música pode surgir e ser feita das mais variadas formas. A maneira mais comum e conhecida é tocando um instrumento musical. Aprender a tocar um instrumento musical é bastante divertido e traz vários benefícios a vida das pessoas. Entre eles, a melhora da coordenação motora e da memória e a redução do estresse. Além disso, a sensação de conseguir tocar algum instrumento é bastante gratificante. Alguns são mais difíceis de aprender a tocar pois exigem muita disciplina e técnica.

Todo mundo está acostumado a ver pessoas tocando bateria, violino, piano, sanfona, harpa, guitarra, violão, flauta e outros instrumentos. Mas pode ser curioso quando dizemos que a música pode vir da nossa comida. Mais especificamente dos vegetais.

Orquestra

A chamada "The Vegetal Orchestra", ou então "Orquestra Vegetal", é um grupo de Viena que como o próprio nome diz, faz música usando somente os vegetais. Já fazem 18 anos que esse grupo vai à feira para comprar frutas e vegetais não para comer, mas sim para fazer música. Na lista de compras, estão coisas como tomates, abóboras e cenouras.

Não são todos os vegetais que têm que ser transformados em instrumentos, alguns já vêm "prontos". Um exemplo disso são os pimentões que bastam ser esfregados uns nos outros que produzem som. Agora, o restante dos instrumentos precisam realmente serem feitos e encaixar frutos e outros vegetais.

É claro que, com o tempo, os vegetais e as frutas começam a estragar e já não servem mais para serem usadas como instrumentos. Então, a cada apresentação que a orquestra faz eles precisam fabricar novos instrumentos.

Instrumentos

Mas os instrumentos antigos não são desperdiçados. Enquanto novos instrumentos estão sendo feitos, uma grande sopa é preparada com os vegetais que estavam sendo usados antes pela orquestra. E a sopa é servida para o público que assistiu à orquestra tocar logo depois da apresentação.

O som feito pela Orquestra Vegetal é dos mais variados. Ele passa pelo eletrônico, experimental, contemporâneo, noise e até mesmo o improviso. Além também da orquestra tocar composições que foram feitas, de fato, para serem tocadas por vegetais.

A Orquestra Vegetal é formada, atualmente, por 11 músicos. E eles fazem entre 20 e 30 shows por ano pelo mundo todo. E independente de Em qual parte do mundo estejam, eles sempre estarão manipulando, furando, esfregando, soprando e tocando seus vegetais. Contrariando sempre o que aprendemos quando crianças que comida não é feita para se brincar. Mas nesse caso, ela produz uma arte muito linda.


Próxima Matéria
Via   Hypeness  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest