icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse homem perdeu a audição e ficou com os olhos inflamados depois de fazer uma tatuagem nas costas

POR Bruno Dias EM Curiosidades 28/08/20 às 15h34

capa do post Esse homem perdeu a audição e ficou com os olhos inflamados depois de fazer uma tatuagem nas costas

Uma das formas de modificação corporal mais usadas no mundo é a tatuagem. Ela é uma arte feita na pele humana com uma aplicação subcutânea com pigmentos que são injetados através de agulhas.

Existem as pessoas que amam e as que odeiam, e entre as que são adeptas da tatuagem dizem que depois que se faz a primeira, não se quer parar mais. Quando alguém faz uma tatuagem a pessoa não está isenta de riscos. Ela pode se arrepender de ter tatuado alguma coisa. Ou, em alguns casos,  existe uma chance pequena de uma reação alérgica acontecer, uma infecção ou até a possibilidade de a pessoa acabar escondendo sinais de alerta de câncer com o desenho.

Felizmente, os recém tatuados não tem em sua mente a preocupação de perda auditiva, lesões pulmonares e inflamação nos olhos. Mas no caso de um paciente de 35 anos no Japão, os especialistas do Hospital Universitário de Fukuoka ligaram esses sintomas à tatuagem recente do homem.

Caso

Com certeza, quando o paciente foi até o Departamento de Oftalmologia depois de ter problemas na visão por uns dias, a tatuagem nem passou por sua cabeça como sendo a causa do problema.

O diagnóstico dos médicos foi de uma doença inflamatória chamada uveite. Ela é chamada assim porque afeta a camada intermediária do tecido da parede de olho, que se chama úvea.

O paciente não tinha nenhum sinal óbvio de trauma ou infecção que pudesse ser o responsável pela doença. Os especialistas suspeitaram que o acúmulo de células inflamatórias, chamadas granulomas, poderia ser relacionado com o inchaço e a vermelhidão. A condição é conhecida como sarcoidose. E por mais que ela seja associada a uma resposta imunológica, nem sempre é óbvio o que a engatilhou.

Os exames de sangue do homem mostraram níveis elevados dos tipos de hormônio que são esperados em uma resposta imunológica. E uma tomografia computadorizada do tórax do paciente mostrou um monte de nódulos, que são outra característica comum nos casos de sarcoidose.

Depois de ter sido tratado o paciente teve outro sintoma. Ele perdeu a audição de ambas orelhas. Por mais que não seja muito comum, com uma olhada rápida na literatura é possível ver casos em que partes do granuloma podem se acumular ao redor dos nervos no crânio e ao redor da face. Isso acaba interferindo na audição.

Com algumas semanas com uso de corticoides, o problema foi resolvido. Não somente a inflamação do olho mas também a audição.

Tatuagem

Quando estavam buscando a causa, os médicos examinaram de perto a tatuagem de seis meses que o paciente tinha feito nas coisas. Nela, eles encontraram sinais de granulomas nas erupções cutâneas dentro das linhas de tinta da tatuagem.

Não é comum encontrar essas lesões indolores surgindo como uma reação aos metais em algumas tintas. Principalmente meses depois da injeção. E não é surpreendente que as tatuagens possam, ocasionalmente, desencadear reações nas pessoas que são hiper sensíveis.

Até porque, com o sistema imunológico tendo um papel tão central na manutenção de uma tatuagem, é provável que existam casos em que a biologia se extravie um pouco. E os médicos aconselham que se as pessoas notarem sinais de granulomas na tinta relativamente recente elas devem procurar sinais de inflamação em outras partes do corpo.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest