• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse lago de cratera de meteorito na Índia mudou de cor de forma misteriosa durante a noite

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/06/20 às 14h40

O universo sempre foi um tema de grande interesse para nós. A totalidade do espaço ainda não foi entendida, mas existem coisas que os cientistas já conseguiram descobrir, entender em algum nível.

Uma das coisas já conhecidas são os meteoritos. Eles são quando os meteoroides são formados por fragmentos de asteroides, cometas ou restos de planetas desintegrados. Eles podem ter tamanhos variados, sendo desde uma simples poeira até corpos celestes, com quilômetros de diâmetro. E vários deles já caíram em nosso planeta.

Quando eles caem na Terra, podem deixar marcas, como por exemplo esse que caiu na Índia. Um lago que acabou se formando em uma cratera de meteorito ficou rosa do dia para noite. Isso aconteceu no estado indiano de Maharashtra.

Essa mudança de cor que aconteceu de repente chamou atenção tanto dos amantes da natureza quanto dos especialistas. Eles acreditam que essa nova cor foi causada pelas mudanças nos níveis de salinidade e também pela presença de algas na água.

Não foi a primeira vez que esse lago mudou de cor. E quando as fotos do lago, com uma cor em tons de rosa flamingo, começaram a circular pelas redes sociais, os especialistas disseram que o lago já tinha apresentado mudanças parecidas. Mas essa mudança nunca tinha acontecido de uma forma tão radical como essa vista agora.

Análise

O chamado lago Lonar se formou há 50 mil anos, na época do Pleistoceno. Ele se formou por conta da queda de um meteorito na Terra. Que acabou abrindo um buraco com uma profundidade de cerca de 150 metros.

Para conseguir saber a causa exata dessa mudança de cor do lago, as autoridades de Maharashtra coletaram amostrar de água. Os cientistas acham que a salinidade do lago e a proliferação de algas são as possíveis causas para ele ter ficado rosa.

"A salinidade no lago aumentou à medida que o nível da água diminuiu drasticamente este ano e se tornou mais quente. Resultando no crescimento excessivo de algas. Essas algas ficam avermelhadas em temperaturas mais quentes. E, portanto, o lago fica rosado da noite para o dia", explicou o geólogo Gajanan Kharat em um vídeo publicado pelo governo de Maharashtra no Twitter.

Fator humano

Por conta da pandemia do novo coronavírus a Índia estava em lockdown até pouco tempo atrás. E por causa dessa medida, fábricas e escritórios no país todo estavam fechados. E deram aos indianos a possibilidade de ver coisas que eles não viam há muito tempo. Como por exemplo, o céu azul que geralmente ficava encoberto pela poluição.

Pelo lago Lonar estar a aproximadamente 500 quilômetros da capital indiana de Mumbai e ser uma atração bastante popular entre os turistas uma especulação surgiu. Que talvez essa falta de atividade humana no local também teria tido seu impacto.

"Não houve muita atividade humana devido ao lockdown, o que também poderia ter acelerado a mudança. Mas só saberemos as causas exatas quando nossa análise científica estiver concluída, em alguns dias", disse Madan Suryavashi, chefe do departamento de geografia da Universidade Babasaheb Ambedkar.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+