icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse mapa causou a proibição de CS 1.6 no Brasil

POR Erik Ely EM Entretenimento 21/09/20 às 00h13

capa do post Esse mapa causou a proibição de CS 1.6 no Brasil

Lançado em 2000, Counter-Strike (CS) 1.6 foi um verdadeiro sucesso no Brasil. Dito isso, além das partidas, o FPS criado pela Valve também possibilitava a criação de mapas pela própria comunidade. E claro, não demorou muito para termos um mapa que se passava em um cenário nacional. No entanto, esse mapa polêmico acabou causando a proibição de CS 1.6 no Brasil.

Em todo o mundo, esse recurso possibilitou a criação de mapas com referências regionais, culturais e outras um tanto quanto inusitadas. Dito isso, em 2001, surgia o mapa "cs_rio", criado por Joca Prado e Roger Sodré. Desse modo, o mod tinha como cenário uma favela fictícia do Rio de Janeiro e apenas isso já foi mais que suficiente para gerar uma série de polêmicas.

Partidas de Counter-Strike que se passavam em uma favela

Em pouco tempo, o mapa se popularizou no Brasil e muitos jogadores já o tinha como favorito. Contudo, para além disso, o mapa também acabou chamando a atenção da justiça brasileira, que, ao ter ciência do que se tratava, proibiu a comercialização do game em território nacional. Isso aconteceu em outubro de 2007. De acordo com justiça, a proibição se deu porque o jogo incitava a violência e ainda reforçava a rivalidade da polícia com os bandidos.

Em defesa do jogo, a EA, empresa que distribuía o game, argumentou que o problema não estava no título em si, mas em um mod que foi feito pelos próprios consumidores brasileiros. De toda forma, a justiça não voltou atrás e a proibição se manteve até junho de 2009. Mas, isso não impediu o sucesso do mod e do jogo, uma vez que era possível obter ambos por meios alternativos. Assim, já que os dois não são mais ilegais em território nacional, decidimos dar uma investigada em alguns detalhes do mapa, que mostram que esse foi um trabalho cuidadoso.

O que havia de problemático no mapa?

Em um trecho do mapa, é possível ouvir a música "A Semente", de Bezerra da Silva, que toca ao fundo de um bar. Na canção, temos a história de uma apreensão de drogas sendo abordada de uma maneira bastante sutil. Por outro lado, em outros lugares do mapa temos trechos de funk bastante explícitos. Na música, temos o conflito de duas facções dentro da favela.

Além de músicas, também temos um trecho da novela "Laços de Família", que estreou em 2000. Na cena ouvida, temos Helena (Vera Fischer) contando para Camila (Carolina Dieckmann) que engravidou para salvá-la. Outro elemento que foi logo reconhecido é um campo de futebol de várzea. Bem como na vida real, o campo é feito de terra e conta com uma bola. Para os que exploraram um pouco mais, no campo, é possível chutar as bolas e até marcar gols, o que altera o placar ao lado do campo.

Na internet, o mapa foi disponibilizado gratuitamente. No entanto, também era possível adquirir o game com o mod através de camelôs e vendedores ambulantes. Vale lembrar que, da maneira pirata, o game não tinha nenhuma relação com seus criadores. Por fim, originalmente o mapa com nome do estado se chamaria "Favela". Porém, como seus elementos eram mais identificáveis a comunidades do Rio de Janeiro, o nome ficou.


Próxima Matéria
Via   TechTudo  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest