icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esse pode ser o primeiro lugar do mundo a desaparecer por causa das mudanças climáticas

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      30/11/17 às 18h24
capa do post Esse pode ser o primeiro lugar do mundo a desaparecer por causa das mudanças climáticas

A cada dia que se passa, nossa situação no Planeta Terra vai ficando ainda pior. Parece que vamos sofrendo um crescente acúmulo de desastres, já reparou? É tanto desmatamento, poluição, altas emissões de gases carbônicos, enfim... Todo esse tipo de ação apenas faz com que as mudanças climáticas sejam ainda mais evidentes. Ações provocada por nós, humanos, que são responsáveis pela destruição massiva do meio ambiente, este, que é o provedor de nossa sobrevivência.

Nós já falamos sobre uma região do mundo que possivelmente, pode não ser mais apropriada para abrigar humanos devido a essas mudanças climáticas, caso queira saber um pouco mais, pode conferir clicando aqui. Agora o problema acabou se agravando. As  preocupações são com um lugar do mundo que pode acabar desaparecendo, devido a essas constantes alterações.

Ilha de Kivalina, o lugar que mais sofre com mudanças climáticas

Atualmente, o mundo de forma geral vem sofrendo com essas mudanças, de norte à sul. No entanto, existem de fato aqueles lugares que acabam sendo triplamente prejudicados. A Ilha de Kivalina é uma região remota localizada próxima à costa oeste do Alasca. Abriga cerca de 450 habitantes. É um número muito baixo comparado a qualquer outro lugar, porém, essas pessoas se encontram cada vez mais preocupadas com o futuro. A questão é que Kivalina está literalmente derretendo e pode ficar completamente debaixo d'água em até 10 anos.

Nos últimos anos, já foi possível observar uma drástica diminuição na espessura do gelo e infelizmente, ninguém pode fazer nada para cessar o fenômeno. Um dos problemas enfrentados pelos inuit (assim são chamados os habitantes do local) não é apenas o iminente risco de terem suas casas cobertas de água, mas também o fato de terem sido obrigados a abandonar algumas de suas tradições. Eles tinham o costume de caçar baleias por seus campos de gelo. No entanto, devido ao afinamento do gelo, tal prática já não é mais possível.

Essa era a principal forma de sustento da população local, onde realizavam verdadeiros banquetes e nada era desperdiçado. Porém há cerca de 20 anos já não conseguem caçar de forma satisfatória. Por outro lado, mais uma das consequências que podem enfrentar devido mudanças climáticas, são ondas violentas.

Como o local fica no meio da água, qualquer tempestade mais radical poderia causar graves destruições. A partir daí, já seria possível considerar que o local fosse inundado por completo.

O que aconteceria com a população de Kivalina?

O futuro é completamente incerto para a população da ilha. Como se as evidências do que estar por vir não fossem suficientes, o governo local não vem agindo de forma preventiva para deslocalizar as pessoas dali. Nem mesmo aqueles que vivem na costa da ilha, ainda mais propensos a sofrer com todos os fenômenos que podem estar por vir, estão sendo realocados em outro lugar. Tudo isso faz com que as pessoas fiquem ainda mais tensas sobre o que pode lhes acontecer.

Segundo Robin Bronen, que é diretor do Projeto de Justiça de Imigração do Alasca: "não há nenhuma agência governamental que tenha a responsabilidade de mudar a comunidade inteira, nem conta com os fundos para fazê-la. Isso significa que, para comunidade como Kivalina, eles não sabem quais passos seguir". O custo para mudar todos da ilha, poderia chegar ao valor de 100 milhões de dólares!

Tudo isso acaba se transformando em um iminente perigo, até mesmo para moradores de outras regiões semelhantes. O despreparo das autoridades nos faz questionar se em algum momento estaremos realmente preparados para lidar com as consequências das mudanças climáticas... Seja no Alasca ou em qualquer outra parte do mundo.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest