icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esse raro fenômeno lunar poderá ser visto nos céus ainda nesta semana

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      27/09/16 às 16h22
capa do post Esse raro fenômeno lunar poderá ser visto nos céus ainda nesta semana

Quando o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou se mantém em um alinhamento bem quase retilíneo, temos o fenômeno do eclipse lunar. A sombra da Terra acaba ocultando total ou parcialmente o satélite natural.

Você sabe o que acontece com a bandeira dos Estados Unidos colocada na Lua? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você o que foi feito do paradeiro dela.

E um raro fenômeno lunar vai acontecer na sexta-feira desta semana. É a chamada "Lua negra". O fenômeno vai deixar o céu escuro, no hemisfério ocidental do continente.

Para quem mora do outro lado do hemisfério, só vai poder contemplar esse acontecimento em outubro. A lua negra é um acontecimento relativamente novo no qual os especialistas ainda estão tentando descrever como ele realmente acontece.

Cientistas afirmam que a lua preta ocorre cerca de uma vez a cada 19 anos, quando o mês de fevereiro pula uma lua cheia.  A definição em geral que se tem diz que a lua negra é a segunda lua nova em um mês em que ela ficará totalmente invisível no céu à noite.

De acordo com o sciencealert, "a lua negra próxima ocorrerá às 20:11h no Leste(17:11, horário do Pacífico) na sexta-feira, 30 de Setembro para o Hemisfério Ocidental, que abrange o Norte, América do Sul e certas partes ocidentais da Europa e da África."

Já para o hemisfério oriental(Europa, África, Ásia e Austrália), "a lua negra irá ocorrer no próximo mês, com a primeira lua nova prevista para 01 de outubro e a segunda no dia 30 ou 31 de Outubro, dependendo da região onde você mora."

Você sabe como funciona um ciclo lunar? Confira o vídeo que a NASA mostra as fases da lua:

O que achou desse breve evento astronômico que vai acontecer no céu? Você vai acompanhar? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
Via   youtube     g1     sciencealert  
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest