• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esse tipo de alimentação está te deixando mais burro

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/02/20 às 17h44

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Mas é claro que nem sempre conseguimos seguir essa dieta saudável e acabamos comendo algumas, ou muitas, besteiras. Às vezes as dietas das pessoas podem ser compostas de, prioritariamente, hambúrgueres e doces.

Ela pode ser gostosa. Mas de acordo com um estudo feito pela Universidade Macquarie, em Sydney, ela também pode estar te deixando mais burro em um curto período de tempo, em apenas uma semana.

A chamada dieta ocidental está liga à várias complicações de saúde como obesidade, diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, câncer e outros problemas. E além disso, ela pode prejudicar de forma sutil a função cerebral e fazer com que as pessoas saudáveis sejam incentivadas a comer mais do que deveriam.

Dieta

Os pesquisadores batizaram como dieta ocidental aquela que é cheia de gordura, açúcar, sal, muita carne vermelha, e vários produtos processados como salsicha, bacon e comidas prontas.

A alimentação ocidental é diferente da mediterrânea por exemplo, que é composta de frutas, vegetais frescos, peixe, grãos integrais, legumes e gorduras monoinsaturadas como por exemplo azeite de oliva.

Para fazer essa pesquisa foram usados 110 estudantes magros e saudáveis, entre 20 e 23 anos. Esses estudantes foram separados em dois grupos. O primeiro continuava com a dieta saudável que já tinha. E o  segundo podia comer fast food e waffles durante uma semana.

Os participantes do estudo tomavam café da manhã juntos no laboratório. Todos os dias, antes e depois de cada refeição, os estudantes fizeram testes de memória e reponderam questionários dizendo o quanto gostavam e queriam os alimentos que eles estavam comendo.

No final do estudo, eles descobriram que à medida que o grupo que estava se alimentando com a dieta ocidental achava sua comida mais saborosa quando já estavam cheias, pior eles iam nos testes de memória. Esse teste é ligado ao hipocampo no cérebro humano.

Resultados

Simplificando, ter uma dieta rica em açúcar piora a memória das pessoas. E faz com que as pessoas achem a comida não saudável cada vez desejável, mesmo logo depois de comê-las. É exatamente isso que faz com que as pessoas comam em excesso.

"Depois de uma semana com uma dieta ao estilo ocidental, alimentos saborosos, como lanches e chocolate, se tornam mais desejáveis quando você está cheio. Isso torna mais difícil resistir a eles, levando você a comer mais, o que, por sua vez, gera mais danos ao hipocampo e um ciclo vicioso de comer demais", explicou Richard Stevenson, um dos autores do estudo.

Outros estudos anteriores, feitos em animais, já tinham sugerido que uma dieta pouco saudável pode prejudicar o hipocampo, que é a região do cérebro que diz respeito à memória e apetite.

O porquê ainda não é sabido exatamente. Mas uma das hipóteses é que o hipocampo, geralmente, bloqueia ou enfraquece as memórias sobre os alimentos, para que a pessoa não coma em excesso. Por exemplo, depois que uma pessoa come um pedaço de bolo bom, ela "esquece" o quão delicioso ele é.

"Quando o hipocampo funciona de forma menos eficiente, você recebe essa enxurrada de lembranças e, portanto, a comida é mais atraente", afirma Stevenson.

Essa descoberta não é uma surpresa. Já que a obesidade e diabetes já tinham sido associadas com uma piora nas funções cognitivas como por exemplo declínio na função do cérebro e um risco de desenvolver demência.

Então é concluído que, uma dieta ruim deixa a pessoa "viciada" e meio burra.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+