icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esse vídeo mostra a evolução da beleza das mulheres do Vietnã ao longo de 100 anos

POR Ana Luiza Andrade EM Entretenimento 06/07/17 às 15h01

capa do post Esse vídeo mostra a evolução da beleza das mulheres do Vietnã ao longo de 100 anos

A beleza é mesmo relativa. O que consideramos bonito hoje, amanhã já não funciona mais. A maneira de nos vestir, os estilos de cortes de cabelo, tudo varia de acordo com o momento da história.

Na década de 50 - a época dourada americana -, o Ocidente acabava de sair da Segunda Guerra Mundial e adentrava num período próspero da super produção. As mulheres não precisavam (e não podiam) trabalhar, deviam ser mães, esposas e donas de casa exemplares.

E tudo isso era traduzido para a moda. A beleza estava em alta, assim como a supervalorização do corpo feminino. Portanto as cinturas eram bem marcadas, os vestidos rodados que iam até os joelhos, lembrando princesas da Disney.

Fazendo um paralelo completamente transformador,  vamos para a década de 70. Apenas 20 anos se passaram, mas tudo mudou. O mundo ficou horrorizado pelas fotos da guerra. Surgiram os movimentos de contracultura: os hippies, os black powers, as feministas... Cada um expressando, através de suas roupas e cabelos, a mensagem de identidade que desejavam transmitir ao mundo.

As mulheres passaram a usar calças jeans, tops sensuais, blusas confortáveis, algo impensável para as donas de casa conservadoras dos anos 50. Os cabelos tornaram-se longos e livres.

O que define um estilo, então? É um conjunto de acontecimentos não só universais, mas também regionais. A música, a política, a economia, a arte no geral. Tudo isso influencia o comportamento da beleza e de como ela é expressada pelos indivíduos.

Portanto, a moda, apesar de luxuosa e seletiva, acompanha o ritmo da sociedade em que está inserida. Como na crise econômica americana, que aconteceu em 2008 e quebrou países como a Grécia e a Espanha. Durante esse período difícil, a moda ficou minimalista. Brincos simples, roupas mais retas, sóbrias, nada exagerado. Mini.

Tanto porque os tecidos estavam mais caros, mas também porque as pessoas estavam tristes, preocupadas, e não usariam nada espalhafatoso ou cheio de estampas coloridas.

Conhecemos muito da cultura ocidental e de como ela influenciou a história da moda de acordo com o momento histórico vigente. Mas e no Oriente? Mais especificamente no Vietnã? O que estava acontecendo? Como a sociedade se portava e como isso refletia na moda local?

Se nos Estados Unidos o movimento hippie traduzia os pensamentos de paz & amor, como as vietnamitas traduziram a dor da guerra para a moda?

Imagine agora a evolução da beleza e comportamento ao longo de um período de 100 anos. É isso o que propõe esse vídeo incrível que explora a mudança da moda feminina no Vietnã, acompanhando as mudanças nos cortes de cabelo e penteados, assim como no estilo das roupas que as mulheres usaram durante todo esse tempo.

Em menos de 2 minutos, um século vai se passar diante dos seus olhos. Não pisque!, e se inspire. Porque o que era moda ontem, pode não fazer sentido hoje, mas amanhã, pode voltar com tudo outra vez! A mudança de uma década para a outra é impressionante. Veja!

Um ponto interessantíssimo a ser notado é que a partir dos anos 50 a moda é diferente no Vietnã do Norte e no Vietnã do Sul, porque foi a década em que o país se dividiu ao meio. Assim como na década de 80, em que a moda volta a ser apenas uma  só, uma vez que já havia acontecido a reunificação do país com o fim da guerra.

Desta forma, é possível fazer um paralelo histórico com a moda e os acontecimentos da nossa sociedade. Afinal, a moda não é tão superficial quanto parece. E se soubermos interpretá-la bem, ela nos contará a nossa própria história.

O que você achou desse vídeo? Qual período te impressionou mais? Não esqueça de deixar o seu comentário.


Próxima Matéria
avatar Ana Luiza Andrade
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest