• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esses pinguins desesperados mostram que a Terra está implorando por socorro [Vídeo]

POR Isabela Ferreira    EM Natureza      15/06/18 às 13h30

Mesmo com tantos alertas, tragédias e desastres naturais, o ser humano parece não entender a mensagem que o planeta está tentando transmitir. Infelizmente, estamos sofrendo com diversos fenômenos devastadores que estão ceifando a vida de inúmeros animais pelo mundo. Tudo, graças às ações do homem que age de forma totalmente inconsequente, como se não houvesse amanha.

Não é à toa que nossas florestas queimam e nossos rios sangram. A cada dia que se passa, mais animais entram em ameaça de extinção e a situação parece ser irreversível. Recentemente, um vídeo mostrando um grupo de pinguins se tornou viral. Normalmente essas aves chamam nossa atenção por sua graciosidade, mas desta vez o assunto é muito mais sério.

As imagens não duram mais do que 21 segundos, mas já foram suficientes para nos enviar mais um alerta. Originalmente publicado pelo World Wildlife Fund (WWF), no dia 1º de abril, parecia ser realmente uma grande mentira. Entretanto, podemos dizer que não era exatamente isso.

O vídeo

Segundo o WWF: "Essas cenas são chocantes! Pesquisadores registraram essas imagens perturbadoras no Pacífico Sul. Dezenas de pinguins se instalaram em uma ilha de lixo plástico". Sim, de acordo com o que as imagens mostram, os pinguins estão realmente vivendo em uma ilha feita de puro plástico. Mas isso seria realmente possível?

Depois de grande polêmica envolvendo o vídeo, um artigo publicado pela Snopes concluiu que as imagens haviam sido manipuladas digitalmente. Ainda bem! No entanto, nossa preocupação não deve ser diminuída. O objetivo era chamar atenção para a problemática questão da poluição plástica em nossos oceanos. Apenas para que você tenha noção, estima-se que existam cerca de 135 milhões de toneladas de plástico em nossas águas, matando nossas criaturas marinhas.

Pouco depois, o WWF voltou a postar em suas redes sociais, dizendo: "Felizmente, nossa descoberta de pinguins em uma ilha feita de resíduos plásticos não é genuína. Mas vivemos em um mundo onde esses riscos causados pela poluição do plástico podem rapidamente se tornar reais, por isso não há um final feliz em abril, mas um histórico sério". Ainda abordando a questão, estimam que se as coisas continuarem como estão, até o ano de 2050 haverá mais resíduo plástico nos mares e oceanos do que peixes.

Não é exagero. No início do ano por exemplo, uma baleia foi encontrada morta na Tailândia. Descobriram que ela tinha mais de 80 sacolas plásticas em seu estômago. O material dava ao animal sensação de saciedade, impedindo que ele tivesse fome e se alimentasse. Sem contar que também acabou gerando complicações no organismo da baleia.. É realmente triste.

Realmente havia plástico junto aos pinguins das imagens, mas nada comparado ao que é mostrado depois da manipulação. A ideia de fazer o vídeo surgiu a partir da realidade, visando a necessidade de compartilhar com o mundo o que poderá acontecer no futuro. Portanto, nunca deixe de fazer sua parte!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   IFL Science     Science Alert  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+