• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esses são 3 contos sobres Hades que você provavelmente não conhecia

POR Jesus Galvão    EM História      18/06/18 às 18h01

Hades é um dos 12 deuses do Panteão grego. O deus governava o submundo e sobretudo a morte. Muitas pessoas ligam à sua figura as coisas negativas, no entanto, Hades não era um ser mal. Filho de Cronos e Rhea, ele mantinha a ordem e as almas sob sua custódia.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre as mitologias e contos gregos, como as 12 coisas que você não sabia sobre a mitologia grega8 monstros mais assustadores da Mitologia Grega. Hoje listamos para vocês alguns contos sobre o deus Hades e que você provavelmente não conhecia. Confira!

1 - Hades e Perséfone

Hades, era tio de Perséfone, deusa das ervas, flores, frutos e perfumes. O deus do submundo se apaixonou pela bela moça e um dia a sequestrou enquanto ela colhia flores no campo. As ninfas que faziam a guarda de Perséfone foram punidas e foram transformadas em sereias.

Deméter, deusa da agricultura e das estações e mãe de Perséfone, desesperada a sua procura acabou deixando seu trabalho de cuidar e proteger a Terra de lado. Consequentemente as plantações começaram a murchar e a morrer, ocasionando uma grande escassez de comida.

Zeus, que já tinha uma noção onde sua filha se encontrava, pediu a Hades para devolvê-la e dessa forma tudo voltaria ao normal. No entanto, Perséfone havia comido algumas sementes de romã no submundo, o que indicava que ela talvez não tivesse rejeitado inteiramente Hades.

Então um contrato foi estabelecido. Perséfone, a cada ano, passaria cerca de 4 meses na companhia de Hades e o restante do ano com seus pais. Esse período corresponde ao inverno, período esse em que a tristeza de Deméter é tão grande pela ausência de sua amada filha, que ela cobre a Terra de sua "tristeza". Esse mito ajuda a justificar o ciclo anual das colheitas.

2 - Hades e a punição de Sísifo

Sísifo era filho de Éolo e foi o fundador e primeiro rei de Éfira. Posteriormente chamada de Corinto. Sísifo era muito esperto e em sua mitologia teria enganado a morte por duas vezes. Um dia qualquer uma águia estava sobrevoando sua cidade e acabou levando em suas garras a jovem filha de Asopo, Égina. Sísifo que tudo observava conseguiu reconhecer a menina que havia sido levada pelo animal.

Quando Asopo foi até Sísifo para perguntar sobre o paradeiro de sua filha, o rei de Éfira decidiu barganhar a preciosa informação. Ele contaria o que aconteceu com Égina, se seu pai construísse uma fonte de água para a cidade. Acordo feito, e a cidade então acabou por receber uma fonte que recebeu o nome de Pirene.

O poderoso Zeus sabendo do que estava acontecendo, enviou Tânato, para enviar Sísifo para o submundo. Porém, o malicioso homem foi mais esperto do que a própria morte e num pedido para enfeitar Tânato com um colar ele o acorrentou. Apesar de enganar o enviado de Zeus, dessa vez Sísifo arrumou encrenca com Hades.

Hades libertou Tânato e fez com que ele buscasse Sísifo imediatamente. Sísifo pediu a sua mulher que quando chegasse a hora de sua morte para que ela não enterrasse seu corpo. Quando estava de frente a Hades, Sísifo começou a reclamar que sua mulher não havia enterrado seu corpo e pediu mais um dia de prazo para poder se vingar de sua mulher. Hades concedeu o pedido e então quando ele voltou a Terra ele fugiu com sua esposa, enganando a morte pela segunda vez.

3 - Hades e suas amantes

Minta e Leuce eram amantes de Hades. A traição de Hades com Minta foi descoberta por sua esposa Perséfone e sua sogra Deméter. Ao saber da infidelidade de Hades, mãe e filha espancaram Minta até que ela se desintegra-se. Hades então reuniu os restos e criou uma nova planta: a hortelã.

Leuce também foi amante do deus do submundo. Ela até mesmo chegou a viver com Hades em seu reino da morte até seu último suspiro. Como forma de homenageá-la, ele a transformou no álamo branco que crescia nos Campos Elísios.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+