icone menu


Esses são os 5 livros que Bill Gates indica para ler na quarentena

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      20/05/20 às 15h43
capa do post Esses são os 5 livros que Bill Gates indica para ler na quarentena

Bill Gates é um dos homens mais poderosos do mundo. O cofundador e idealizador da Microsoft hoje está muito ligado à filantropia, na verdade, está mais atuante nessa área do que em qualquer outra. A mudança aconteceu desde que Bill Gates se tornou presidente não-executivo da Microsoft, ou seja, ele não está mais envolvido diretamente no andamento da empresa. Atualmente, Bill Gates se dedica principalmente à Fundação Bill e Melinda Gates que criou com a esposa.

Um dos rituais que se tornaram parte da vida de Gates é feito todo fim do ano. O empresário faz um top 5 dos livros que leu naquele ano. E ele divulgou essa lista anual, com os títulos para que as pessoas possam ler nos próximos meses. Ele espera que alguns desses livros possam ajudar as pessoas que os lerem nesse período de pandemia.

"A maioria das minhas conversas e reuniões hoje em dia são sobre a Covid-19 e como podemos conter a maré da crise.Mas também me perguntam frequentemente sobre o que estou lendo e assistindo", escreveu Gates em seu site.

E pela primeira vez, Gates compartilhou não apenas livros, mas também seus programas favoritos atualmente. Ele e a esposa gostaram muito do documentário "Pandemia", da Netflix, e de séries com "This is Us", do Amazon Prime, e "Ozark", também da Netflix. Eles também vira a série da BBC de 1970 chamada "I, Claudius". Agora vamos falar dos livros indicados por Gates.

1 - "A Bailarina de Auschwitz" - Edith Eva Eger

O livro conta a história de Edith que, quando tinha apenas 16 anos, foi levada junto com sua família da Hungria para o campo de concentração de Auschwitz. Ela conseguiu sobreviver e se tornou uma terapeuta nos EUA. O livro mostra a busca dela para se curar do trauma e como lidar com o sofrimento.

"Se você está lutando com alguma coisa, essa luta é real, mesmo que você ache sua experiência trivial em comparação à de alguém que sobreviveu a Auschwitz ou cujo filho está sofrendo de uma doença terrível. Acho que isso é algo especialmente importante a ser lembrado agora, enquanto todo mundo tem experiências diferentes com o surto de Covid-19", escreveu Gates.

2 - "Atlas de Nuvens" - David Mitchell

Esse romance descreve a história de seis personagens diferentes, como um editor em Londres na década de 2000 e um jovem músico na Bélgica na década de 1930. E o autor tenta encontrar pontos em comum entre as pessoas no tempo e espaço.

"De certa forma, o que as histórias têm em comum é tão importante quanto o que as torna diferentes.Esta é uma grande história sobre a natureza e os valores humanos. As coisas que mudam e as que não mudam, ao longo de centenas ou mesmo milhares de anos", disse Gates.

3 - "The Ride of a Lifetime" - Bob Iger

Gates sempre diz que não lê livros sobre como administrar empresas, mas o livro de Iger é uma exceção. Tanto que Gates recomendou o livro até para o diretor-executivo da Microsoft, Satya Nadella. No livro, o leitor sabe do trajeto de Iger como líder da Disney de 2006 até o começo de 2020.

"Acho que muitos apreciariam este livro, quer estivesse procurando informações sobre negócios ou apenas deseje uma boa leitura sobre um cara humilde que subiu a escada corporativa para administrar com sucesso uma das maiores empresas do mundo", explica Gates.

4 - "A Grande Gripe" - John M. Barry

Esse livro foi eleito best-seller pelo New York Times em 2004. E Gates o recomenda para aquelas pessoas que querem entender a COVID-19 através da pandemia de gripa de 1918. Além também de aprender algumas lições sobre liderança.

"Desta vez, temos muito mais ferramentas à nossa disposição para criar vacinas e terapêuticas eficazes. Mas a ciência ainda é mais lenta do que qualquer um de nós gostaria, e pôr fim a esta pandemia exigirá mais do que apenas uma grande ciência. Também será preciso muita vontade política, especialmente incentivando o distanciamento social e assegurando que os milagres científicos se espalhem tão longe quanto o próprio vírus", ressalta Gates.

5 - "Good Economics for Hard Times" - Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo

Esses economistas ganhadores do Prêmio Nobel participam de vários debates sobre políticas em países ricos. O casal lida com várias questões como a imigração, desigualdade e o comércio sobre um ponto de vista econômico.

"Banerjee e Duflo usam dados extensos para diminuir o zoom e nos mostram uma visão mais ampla dessa dinâmica humana. A pesquisa deles não é uma ciência difícil, como química ou física.Achei a maior parte útil e atraente", disse Gates.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Forbes  
Imagens Forbes
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+