• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esses são os 5 movimentos que a Terra faz e quase ninguém sabe

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      16/11/17 às 14h40

A Fatos Desconhecidos já fez matérias sobre as 6 verdades cochantes sobre a Terra que você não conhecia e o que aconteceria se a Terra girasse ao contrário. Bom, todo mundo aprende sobre os movimentos que a Terra faz ainda na escola, certo? Porém, o que pouca gente sabe é que aprendemos apenas os movimentos, digamos assim, básicos.

Rotação e translação são o que nos ensinam. Além desses dois movimentos, ainda existem três deles dos quais muita gente desconhece. Será que é o seu caso? Para explicar isso melhor para os nossos leitores, nós resolvemos fazer essa matéria com os 5 movimentos do nosso planeta, explicando "tintim por tintim" cada um dos movimentos, confiram:

1 - Rotação

Todos vocês aprenderam na escola que a Terra gira em torno de si mesma, certo? Ela gira em torno do seu próprio eixo em 24 horas. Tal rotação acontece do oeste para o leste, sentido anti-horário. Esse movimento que nos dá o dia e a noite.

2 - Translação

A translação é o outro movimento que nos ensinam ainda na escola. Nele, o nosso planeta faz um movimento elíptico ao redor do Sol. Esse movimento dura 365 dias, 5 horas e 48 minutos. Quando o ano vira, caros amigos, quer dizer que esse movimento foi completado. As estações do ano existem por causa desse movimento.

3 - Movimento de precessão

E o movimento de precessão, já tinha ouvido falar? A Terra faz um movimento em volta do eixo da sua órbita por causa da inclinação do seu eixo. Para ser mais claro, esse é o movimento que o Polo Norte faz em relação ao ponto central da elipse da Terra no movimento de translação. Sabe quando um pião gira de forma desengonçada? É mais ou menos isso. Para vocês terem ideia, esse giro desengonçado no eixo de rotação leva cerca de 25.780 anos. Tal movimento acontece principalmente por causa da força gravitacional que o Sol exerce sobre o nosso planeta.

4 - Movimento de nutação

Voltamos a falar do eixo polar da Terra. Tal movimento acontece devido a uma espécie de vibração do eixo polar. Durante o movimento dos equinócios (item anterior), os círculos feitos pela Terra ficam imperfeitos e irregulares. Ficou confuso? Bom, a gente dá mais detalhes para vocês. Esse movimento acontece quando o eixo da Terra inclina (pode ser mais ou menos) em relação à circunferência que faz durante a precessão. Tal movimento demora um pouco mais de 18 anos e meio para acontecer. Esse movimento foi descoberto pelo astrônomo britânico James Bradley, em 1728.

5 - Oscilação de Chandler

Esse movimento foi descoberto ainda em 1891 pelo astrônomo americano Seth Chandler, e isso explica o nome do movimento. Essa irregularidade na oscilação do eixo terrestre ainda continua sendo um mistério para os especialistas do assunto, até porque, ninguém sabe por que acontece. Nesse movimento o nosso planeta se desloca até 9 metros da origem. Essa oscilação demora 433 dias para ser completada. Até existem teorias de que esse movimento causa mudanças na temperatura e na salinidade dos oceanos, mas nunca foram realmente comprovadas.

Mas e você, já conhecia todos esses cinco movimentos da Terra? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+