icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Esses são os acontecimentos que mudam sua vida e cérebro aos 25 anos de idade

POR PH Mota EM Ciência e Tecnologia 07/07/17 às 12h27

capa do post Esses são os acontecimentos que mudam sua vida e cérebro aos 25 anos de idade

Se você é ou conhece alguém de 25 anos de idade, sabe que nem todo mundo é igual. Não dá para julgar alguém só pela idade, já que todas as experiências, referências e oportunidades contam na vida de alguém, e não só o tempo que ela nasceu. Observe por exemplo todas as pessoas de 25 anos ao seu redor e já vai encontrar várias diferenças.

As coisas ficam ainda mais estranhas se você perceber que celebridades como o craque da NBA Kyrie Irving, o cantor Sam Smith, a modelo Kate Upton e o ídolo nacional Neymar também têm 25 anos.

Ainda que existe tanta diferença entre pessoas da mesma idade, existe uma grande quantidade de estudos e pesquisas que sugerem que o cérebro de todas essas pessoas esteja passando pelas mesmas mudanças. Nesse momento, mudanças marcam um pico no desenvolvimento cognitivo. Por coincidência, é no mesmo período que as atividades cerebrais começam a sofrer como início de um declínio.

Vamos conferir o que a ciência diz que realmente está acontecendo no cérebro de uma pessoa que chega aos 25 anos de vida.

Seu cérebro começa a pisar no freio

Os cérebros dos adolescentes são rápidos demais. Eles podem participar de várias conversas ao mesmo tempo com facilidade e ainda fazer tudo isso sem tirar os olhos do celular. É uma agilidade cognitiva de causar inveja em muitos, principalmente quem precisa identificar padrões com maior velocidade, mas que atinge seu pico por volta dos 25 anos.

Num estudo publicado no início de 2017, pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo pediram que participantes de 9 a 91 anos participassem de jogos aleatórios, como jogar moedas ou rolar dados. Os resultados foram divulgados na publicação PLOS Computational Biology e mostravam que, depois dos 25 anos, a habilidade de reconhecer os padrões começava a apresentar menos força.

O córtex pré-frontal acelera

O córtex pré-frontal é a parte do cérebro que está diretamente ligada ao planejamento de comportamentos e pensamentos complexos, expressão de personalidade e tomadas de decisões. Em contraste com a perda de agilidade cognitiva dos 25 anos, a habilidade de realizar planos para o futuro e administrar riscos ganha força.

Recentemente, cientistas explicaram na revista Nature Neuroscience que as partes de seu cérebro que controlam funções básicas como comer, dormir e respirar começam a ser formadas no útero, mas o córtex pré-frontal demora muito mais para se desenvolver.

Acredita-se que o caminho prolongado para a maturidade explica porque os adolescentes sejam tão ativos e elétricos como são. Aos 13 anos de idade, nosso cérebro atinge o tamanho completo, mas ainda está passando por uma intensa fase de expansão e remodelagem interna. Nesse processo, lentamente a habilidade de pensamento estratégico sobre as necessidades do futuro se desenvolvem.

Este vídeo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostra a mudança dramática na quantidade de matéria cinzenda no cérebro de uma pessoa dos 5 aos 20 anos:

Aos 25 anos, essa remodelagem chega ao fim e o desenvolvimento do cérebro para. Porém, o fim das mudanças traz alguns efeitos colaterais positivos. Nessa etapa da vida, a maior parte de nós já aprendeu a controlar os impulsos, priorizar o que é importante e organizar as coisas de acordo com nosso objetivos.

Você fica mais cabeça dura

Um dos lados ruins de todas as mudanças do cérebro é que, como ele se torna mais maduro e para de mudar, também faz com que seja mais difícil você conseguir mudar. Ainda que consiga aprender novas habilidades, vai ser muito mais difícil com a idade cerebral avançando.

Em 2006, uma análise de 92 estudos de personalidade publicados no Psychological Bulletin mostrou que nossa abertura para outras pessoas e ideias tende a se fechar quando ficamos mais velhos. As razões por trás disso ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que depois de viver experiências variadas, começamos a ter mais certezas baseadas nisso.

Felizmente, pesquisas indicam que as mentes mais saudáveis ainda mantêm muitas escolhas, mesmo em idades avançandas. Em outras palavras, você pode conseguir se abrir, se quiser, tanto para outras pessoas como para novas habilidades. É verdade vai ser muito mais difícil aprender alemão ou mandarim depois dos 25 anos, mas isso não significa que é impossível.

Se você está passando por uma crise existencial por se aproximar dos 25 anos, fique tranquilo. Apesar de parecer que as transformações só geram problemas, seu cérebro está apenas se formando para te dar mais motivos para viver e aprender.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest