icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Esses são os países que não têm nenhum caso de COVID-19

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/07/20 às 17h16
capa do post Esses são os países que não têm nenhum caso de COVID-19

O mundo está vivendo uma nova pandemia, dessa vez, causada pelo novo coronavírus. Os coronavírus são uma família grande de vírus, mas só era sabido que seis deles afetavam os humanos. Com esse novo vírus, agora, são sete. Um desses causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) que, em 2002, matou 774 pessoas na China. O novo vírus é chamado de COVID-19.

O que começou como um surto na cidade Wuhan, na China, logo se espalhou por todo o país. Ele não parou por lá e novos casos puderam ser notados na Ásia, dia após dia. O vírus chegou então à Europa e até então, ninguém imaginava que seria o maior terror em alguns países, como Itália, que registra mais mortes todos os dias.

O vírus já está presente em todos os continentes e cresce o número de infectados e mortos por ele, a cada momento. E por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação.

Pandemia

Com a urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia, laboratórios do mundo inteiro estão se mobilizando, em busca de uma vacina eficaz contra a Covid-19. E tentar entender um pouco mais sobre esse vírus. Cientistas de 74 países estudam os pontos fracos do  Sars-Cov-2, para tentar descobrir um tratamento que seja eficaz. ou então uma forma de matar o vírus.

Parece quase utópico, pensar que algum lugar do mundo, não foi afetado por essa nova pandemia global. Mas acontece que por algum motivo ele existe. E por mais que o surto de coronavírus tenha atingido praticamente todo o mundo, alguns lugares não tiveram nenhum caso registrado no novo coronavírus.

Os primeiros pacientes com o novo vírus foram identificados em Wuhan em dezembro de 2019. Desde então o novo coronavírus se espalhou de forma rápida por todos os continentes.

Países

Atualmente, a pandemia já atingiu mais de nove milhões de pessoas. E segundo a Organização Mundial  de Saúde, vitimou quase 500 mil. Os números são assustadores e o pior é que não param de crescer a cada dia que passa. Uma das principais fontes de dados sobre a evolução do COVID-19 no mundo é a contagem feita pela Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos e pela OMS.

E de acordo com eles alguns países não tem nenhum caso de coronavírus registrado. Sâo eles: Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Os países estão localizado na chamada Polinésia e são formados, essencialmente, por pequenas ilhas. Um exemplo disso é Nauru, que é considerado o menor país insular. Tendo 21 quilômetros quadrados de área.

Exatamente esse fato deles serem locais de difícil acesso e quase que isolados explica o porquê deles não terem nenhum caso da pandemia mundial.

Além desses citados existem outros países que não aparecem na contagem oficial, mas por outro motivo. São eles a Coreia do Norte e Turcomenistão. Eles não aparecem por serem nações com governos de regimes autocráticos e a coleta de informações por parte dos órgãos internacionais não é possível.


Próxima Matéria
Via   Vix  
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest