• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esses são os patrimônios da humanidade que estão ameaçados pelas mudanças climáticas

POR Diogo Quiareli    EM Lugares & Construções      30/12/19 às 01h06

Assim como nós, humanos, , o nosso planeta também está constantemente em evolução ou retrocesso, infelizmente. O Aquecimento Global é um dos responsáveis por vários desastres que danificam o nosso planeta. No entanto, os humanos são os principais culpados por esse aquecimento. Vivemos em uma situação de perda e estima-se que, com o passar do tempo, diversas coisas naturais deixarão de existir. Desde o ano de 1972, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), mantém uma lista de lugares considerados patrimônios da humanidade. Essas são áreas culturais ou naturais, que possuem um grande valor universal para a civilização geral.

Em 2019, essa lista fechou com 1121 locais. No entanto, muitos deles estão fortemente ameaçados, por causa das mudanças climáticas do nosso planeta. Um estudo recente mostrou, por exemplo, que em uma parte da região costeira do Mediterrâneo, 37 dos 49 patrimônios estão ameaçados e podem desaparecer nos próximos anos. Pensando um pouco melhor e a fim de conscientizá-los, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou os patrimônios da humanidade ameaçados. Confira conosco e surpreenda-se.

Patrimônios da humanidade ameaçados pelas mudanças climáticas

1 - Veneza

A cidade de Veneza é uma das mais famosas do mundo. Ela foi construída em cima de pequenas ilhas, em uma lagoa do Mar Adriático. A cidade é famosa por seus canais e palácios góticos e renascentistas. É considerada, pela ONU, uma "obra-prima da arquitetura". Devido à geografia, enchentes na maré alta costumam acontecer. Esse fenômeno é chamado de "acqua alta". Nos últimos anos, o aumento do nível do mar fez isso se tornar cada vez mais comum. A cheia elevou a água a 187 centímetros acima do nível do mar, inundando tesouros culturais. Estima-se que a cidade fique submersa até 2100, se continuar assim.

2 - Grande Barreira de Corais

A Grande Barreira de Corais é formada por 2500  corais. Esse patrimônio fica na região nordeste da Austrália e é um dos mais vulneráveis diante das mudanças climáticas. Isso porque o desequilíbrio nas condições da água, como o aumento da temperatura e da acidez, provoca o branqueamento dos corais. Isso acontece porque eles expelem pequenas algas fotossintéticas. Essas costumam viver em suas superfícies e ainda dão a cor e características, fornecendo também o carbono para o metabolismo, o crescimento e reprodução dos corais. Estima-se que entre 47% e 83% dos corais já tenham morrido, em algumas regiões dessa barreira.

3 - Estátua da Liberdade

Essa é considerada, pela Unesco, uma "obra-prima do espírito humano". A estátua, que é um grande patrimônio, foi desenhada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. Ela só se salvou do furacão Sandy, em 2012, por causa de sua altura. 75% da ilha, onde ela fica, foi totalmente inundada e destruída. No entanto, estima-se que a região fique totalmente submersa até 2100. No entanto, o pedestal de 47 metros pode ainda ajudar a salvar a estátua.

4 - Moais da Ilha de Páscoa

Os grandes Moais da Ilha de Páscoa estão entre os patrimônios ameaçados. Essas estátuas de pedras foram construídas entre 1250 e 1500, pelo povo rapanui. O nível do mar ameaça o lugar. A maioria das estátuas ficam em penhascos ou terrenos, que sofrem com a rápida erosão provocada pela água ou sujeitos a inundações. Com o tempo, poderão desaparecer.

5 - Skara Brae

O assentamento neolítico, localizado na beira da praia de uma ilha escocesa, é mais um patrimônio que corre risco. O local é mais antigo que o Stonehenge e a Pirâmide de Gizé. Acredita-se que essa aldeia, composta por 10 casas, tenha sido habitada entre 3180 e 2500 a.C. O aumento do nível do mar, além das fortes tempestades frequentes, tem provocado a erosão da costa da ilha.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+