• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Esses simples gifs da NASA mostram que a velocidade da luz não é tão ''rápida'' assim

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      22/01/19 às 13h49

A velocidade da luz é a mais rápida que qualquer objeto material que pode viajar pelo espaço. Um fóton pode percorrer 299,792 quilômetros por segundo, ou aproximadamente 1.070 bilhões de quilômetros por hora, no vácuo. Entretanto, a velocidade da luz pode ser extremamente lenta, caso você esteja tentando fazer contato ou alcançar outros planetas.

Especialmente, se estiverem fora do nosso Sistema Solar. Para tentar mostrar exatamente como isso acontece, James O'Donoghue, cientista da NASA, criou algumas animações, de modo que todos pudessem entender o limite de velocidade do cosmos.

Quão rápida é a velocidade da luz?

"Minhas animações foram feitas para mostrar o que estou tentando transmitir. Quando eu estudava para minhas provas, eu costumava desenhar conceitos complexos à mão apenas para realmente entender, então é isso que estou fazendo aqui", disse O'Donoghue ao Business Insider.

Nas animações de O'Donoghue, são analisados três cenários diferentes da velocidade da luz, de modo que pudesse ficar evidente a velocidade com que os fótons podem se mover. Na primeira animação, é possível perceber o quanto a luz se move rapidamente em relação à Terra.

A Terra possui aproximadamente 39.840 quilômetros ao redor de seu centro. Se nosso planeta não possuísse atmosfera, um fóton poderia dar cerca de 7,5 voltas por segundo. Numa segunda animação, sobre quão rápida a luz viaja entre a Terra e a Lua, as coisas parecem ter "diminuído" um pouco.

A distância entre a Terra e nosso satélite natural, em média, é de aproximadamente 384.400 quilômetros. Isso significa que a luz da Lua que vemos é de 1.255 segundos, e uma viagem de nosso planeta até a Lua à velocidade da luz levaria cerca de 2,51 segundos. E esse tempo tende a aumentar conforme a lua está se afastando da Terra. Cerca de 3,8 centímetros por ano.

Uma terceira animação criada por O'Donoghue mostra a viagem da luz entre a Terra e Marte. O ponto mais próximo entre a Terra e o planeta vermelho, aproximação que acontece a cada dois anos, é de cerca de 54,3 milhões de quilômetros. Nesta configuração, a luz leva 3 minutos e 2 segundos para viajar entre a Terra e Marte.

Em uma viagem de ida e volta, seriam necessários 6 minutos e 4 segundos em alta velocidade. Em média, Marte está a cerca de 158 milhões de milhas da Terra, então já dá para imaginar o quanto isso iria demorar. E a situação fica ainda pior se formos olhar para fora do Sistema Solar.

O exoplaneta mais conhecido, o Proxima b, está localizado a cerca de 4,2 anos-luz (cerca de 39,7 trilhões de quilômetros). O mais rápido que uma espaçonave já alcançou é de 213.200 mph. Em tal velocidade seriam necessários 13.211 anos para chegar ao Proxima b.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+