icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Estado na Índia é o primeiro do mundo 100% orgânico

POR Jesus Galvão    EM Compartilhando coisa boa      01/04/19 às 14h54
capa do post Estado na Índia é o primeiro do mundo 100% orgânico

No norte da Índia, está localizado o estado de Siquim, que é o menor estado do país e fica na região do Himalaia. Sua população é de aproximadamente 600 mil pessoas. Siquim é considerado um pioneiro da ecologia. Isso porque, em 2003, as autoridades decidiram eliminar todos os pesticidas e fertilizantes químicos de suas plantações. O uso desses produtos hoje é veementemente proibido.

Poucos anos depois da proibição desses produtos químicos na agricultura, Siquim se tornou o primeiro estado orgânico do mundo. No entanto, nem tudo foi tão simples assim. No momento da transição da agricultura tradicional para a orgânica, houve algumas complicações.

Luta ecológica

Alguns dos 66 mil agricultores da região enfrentaram uma diminuição de sua produtividade e o aumento no preço. Entretanto, com o apoio do governo, os rendimentos tiveram melhorias. Nos anos seguintes, o governo da Índia se capacitou no uso de de compostos e pesticidas naturais.

O uso de produtos químicos, desde 2016, se tornou um crime grave, podendo levar quem desobedecer as leias para a prisão. Atualmente, os 750 km² de terra cultivada no estado são certificados como orgânicos. A mudança permitiu a Siquim aumentar a fertilidade do solo, preservando a qualidade de sua água e a melhoria na biodiversidade.

"Siquim é um excelente exemplo de como transformar o sistema alimentar, garantindo o respeito pelas pessoas e pelo planeta", disse Maria Helena Semedo, diretora adjunta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Os bons resultados

Ao ser questionado sobre o modelo adotado em Siquim, o cientista indiano e membro do parlamento do estado, Prem Das Rai disse:

"Para entender o sucesso do modelo de Siquim, devemos começar afirmando que nosso partido, a Frente Democrática de Siquim, está no governo há 25 anos. Este fato é importante porque a transição para a produção orgânica não é o tipo de política que pode ser implementada no curto prazo, mas requer muitos anos. Nosso projeto político começou em 1994 e começamos a ver resultados tangíveis em 2003, quando o ministro-chefe aprovou uma resolução que continha um compromisso de tornar o Siquim um estado 100% orgânico. Nesse ponto, passamos para a próxima etapa, a de certificação, um processo que levou mais dez anos. Hoje, o estado pode ostentar os mais altos níveis no índice de desenvolvimento humano na Índia, e esse fato em particular demonstra o sucesso de nossa jornada".

Em paralelo à sua luta contra os produtos químicos na agricultura, o estado indiano lidera uma luta contra o plástico. Siquim se opõe ao uso de plásticos descartáveis, para assim reduzir a poluição e facilitar o tratamento de resíduos. Em 1997, Siquim foi o primeiro estado da Índia a banir sacolas plásticas de estabelecimentos comerciais. Hoje em dia, a maioria deles utiliza sacos de papel ou jornais.

Desde 2016, no estado, produtos plásticos descartáveis como copos, pratos e talhares feitos de poliestireno são proibidos. "Isso foi possível graças à nossa forte vontade política, dedicação e trabalho duro. Os governos do mundo devem liderar uma revolução orgânica", afirmou Pawan Kumar Chamling, ministro-chefe do estado de Siquim.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   Lifegate     Nation  
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest