• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Este é o novo plano da NASA para destruir asteroides antes que cheguem na Terra

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      22/06/18 às 13h24

Pensar na possibilidade de um asteroide caindo na Terra pode ser aterrorizante para algumas pessoas. Porém, apesar das poucas probabilidades disso acontecer, elas ainda existem. E é bom que estejamos bem preparados caso um asteroide ou qualquer outro objeto espacial esteja em rota de colisão com nosso planeta.

Pensando nisso, a NASA acaba de anunciar um plano para proteger nosso lugar no espaço contra esse tipo de ameaça. Basicamente, eles querem prever as chances de um objeto espacial que esteja se aproximando da Terra nos atingir. Cinco metas foram definidas, que incluem detecção aprimorada e modelagem computacional.

O plano

O Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca divulgou um novo relatório intitulado "Estratégia Nacional de Prontidão da Terra e Plano de Ação". O documento de 18 páginas descreve os passos que a Nasa e a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) tomarão nos próximos 10 anos para evitar que asteroides ou outros objetos atinjam a Terra.

"A implementação da Estratégia Nacional de Preparação de Objetos Próximos à Terra e do Plano de Ação aumentará enormemente a prontidão de nosso país e trabalhará com parceiros internacionais para responder efetivamente caso um novo potencial de impacto de asteroide seja detectado", declarou a oficial de defesa planetária da NASA, Lindley Johnson.

Tecnologias que visam desviar asteroides também devem ser desenvolvidas pela agência espacial dos EUA, além de novos procedimentos de emergência para potenciais impactos. Por outro lado, a NASA deixou claro que não existe, atualmente, nenhum asteroide conhecido que represente algum tipo de ameaça à Terra.

"A NASA e seus parceiros identificaram 95% dos objetos e nenhum deles representará uma ameaça neste século", afirmou Aaron Miles. Cerca de 18.300 objetos já foram registrados pela NASA, incluindo asteroides. Porém, todo cuidado e preparo é pouco caso surja a qualquer momento um novo asteroide em rota de colisão.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+