icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Este mapa animado mostra como ocorreram terremotos em 15 anos ao redor do mundo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      20/11/18 às 16h24
capa do post Este mapa animado mostra como ocorreram terremotos em 15 anos ao redor do mundo

Os terremotos são fenômenos naturais também conhecidos com abalos sísmicos. Tremores repentinos de intensidades variadas ocorrem para liberar energia do interior da Terra, gerando ondas que se propagam até a superfície. Eles acontecem geralmente em regiões de instabilidade geológica ou nas bordas de placas tectônicas, o que pode causar diversos danos socioambientais.

Para medir a intensidade deste tipo de evento sismológico, utiliza-se a escala Richter, desenvolvida por volta de 1935 e que até os dias atuais ainda é utilizada. Os abalos sísmicos são elencados em magnitudes que vão de 1 a 9 de acordo com a energia mecânica que liberam. Tremores derivados da ação do homem, como implosões de rochas por exemplo, não são considerados terremotos.

Os tremores pelo mundo

As ondas liberadas em um evento como um terremoto não são iguais. Dentre as mais comuns, existem as ondas primárias e as secundárias. Dessa forma, a escala pode ser aplicada de acordo com as características do terremoto registrado.

Reunindo dados coletados pelo Serviço Nacional de Meteorologia e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA, foi criado um mapa animado que mostra em ordem cronológica todos os terremotos já registrados desde 1 de janeiro de 2001 até 31 de dezembro de 2015.

O tamanho dos círculos mostram a magnitude dos terremotos que ocorrem em cada uma das partes do vídeo. A alternância de cores representam a profundidade do terremoto em questão.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest