• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estes foram os melhores animes da década

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      03/12/19 às 12h40

Com o fim do ano cada vez mais próximo, começam a surgir várias listas a respeito dos marcos do ano, talvez da década. Sendo assim, considerando que os animes passaram de estar apenas em um único canal no meio da noite, para se tornarem uma categoria importante no Hulu e na Netflix, é seguro dizer que os últimos dez anos influenciaram bastante o aumento dessa popularidade. Atualmente, a única concorrência dessas produções são aquelas de super-heróis. Contraditoriamente, até mesmo os clássicos ocidentais têm sido incorporados nas narrativas orientais. Só para ilustrar, podemos citar My Hero Academia, que é uma mescla dos mundos. Assim, conhecendo a equação da indústria do entretenimento, sabemos que, quanto mais popular uma coisa se torna, maior o surgimento de produções semelhantes.

Em suma, o aumento significativo do consumo de animes ocasionou o desenvolvimento de diversos títulos. Porém, diante dessa vastidão, sempre tem aqueles que se destacam. Por isso, resolvemos selecionar os dez melhores animes dos últimos dez anos. Assim, você poderá ter uma ideia do que já pode começar a acompanhar, quando entrarmos em 2020.

10 - K-On!

Essa narrativa acompanha a vida de um grupo de garotas que estuda na Sakuragaoka High School. Em seguida, tal qual em Glee, as meninas se juntam à um clube de música e tentam impedir que o mesmo seja dissolvido. Ao passo que a narrativa vai se desenvolvendo, vemos o pequeno grupo ser supervisionado pelo professor de música da escola. Assim, como muitas das mais famosas séries adolescentes, vemos a jornada das personagens do ensino médio à faculdade, guiadas pelo amor à música. Seguindo a tendência dos anos 2000 de Cute Girls Doing Cute ThingsK-On também popularizou a ideia de animes musicais que continuam em alta até hoje séries como Forest of Piano e Carole & Tuesday .

9 - Fate/Zero

Em 2006, o Studio Deen apresentou uma adaptação de Fate/stay night. Como resultado, a série se tornou popular em todo o mundo, porém contou apenas com uma temporada e nada mais. Contudo, algum tempo depois contamos com Fate / Zero. Baseada no romance e também prelúdio de Gen Urobuchi e animado por ufotable, essa história era bem diferente. Acompanhando a narrativa da Quarta Guerra do Santo Graal, vemos as famílias dos magos de Fate/stay night na guerra antes dessa história, estabelecendo as tramas que valem a pena nas futuras séries. Esta série é tão importante que revitalizou a franquia no mundo do anime, resultando em várias séries e filmes que continuaram até esse ano.

8 - TenSura

A assinatura dos animes dos anos 80 eram os robôs mecha e a ficção científica. Em seguida, os anos 90 passaram a adotar séries de ação. Nos anos 2000 ganharam doses de cotidiano e na década seguinte chegaram as isekai, histórias sobre personagens do nosso mundo ficando presos em outro. Em suma, o objetivo das isekai é propiciar ao público nerd uma imersão em suas fantasias. Sendo assim, por incrível que pareça, TenSura, anime que também poderíamos chamar de Reencarnando como um Slime, é uma referência do gênero. Por fim, apesar do estranhamento, a série é repleta de belas animações, personagens agradáveis ??e um mundo bem desenvolvido e fascinante.

7 - One Punch-Man

Embora possua apenas doze episódios, a adaptação do mangá One Punch-Man é, sem dúvidas, um dos maiores sucessos do Madhouse. Só para ilustrar, a série animada se tornou um sucesso desde seu episódio piloto. Talvez o principal trunfo de OPM seja sua narrativa despretensiosa e não convencional. Afinal, a produção zomba do conceito da maioria dos shonen e suas histórias de crescimento sem fim, assim como personagens em busca de seu potencial. Em contrapartida, Saitama, protagonista de One Punch-Man vem para mostrar que mesmo após alcançar todo seu potencial, pode continuar sem alegria na vida. Como resultado disso, Saitama vive em busca de novos desafios. Porém, com um único soco, derrota seus adversários. Ademais, esse anime é cheio de personagens únicos e uma excelente comédia.

6 - Haikyuu!

Essa década foi excelente para a Shonen Jump e muito desse êxito se deve à Haikyuu. No universo, criado por Haruichi Furudate, acompanhamos a história de Shouyou Hinata, um adolescente baixinho apaixonado por voleibol. Assim como nas clássicas narrativas, o personagem conta com um rival de longa data, Tobio Kageyama, também conhecido como "Rei da Corte". Contudo, os dois adversários acabam entrando para a mesma equipe de ensino médio e se veem obrigados a colaborar um com o outro. O objetivo? Fazer o time se tornar o melhor do Japão. Haikyuu resume o que faz o anime esportivo funcionar, com foco na camaradagem, trabalho em equipe e desenvolvimento de personagens.

5 - JoJo's Bizarre Adventure

Indo direto ao ponto, JoJo's Bizarre Adventure é, certamente, o anime mais divertido da década. A adaptação do mangá de Hirohiro Araki traz uma história maravilhosamente estranha e conta com personagens incrivelmente extravagantes. A narrativa gira em torno da família Joestar. Essa linhagem, ao contrário das tradicionais famílias, tem poderes que lhe permitem lutar contra perigosos vilões sobrenaturais.

4 - Demon Slayer

Embora seja um estreante na maioria das listas, Demon Slayer já chegou pegando fogo. A obra de Koyoharu Gotoge ganhou uma adaptação pelo Ufotable, que elevou seus talentos de animação, já incríveis, para um nível totalmente novo. Assim a série animada passou a ser considerada o melhor anime de 2019 e ainda impulsionou a venda dos mangás, que ultrapassou One Piece. Inclusive, o próprio Eichiiro Oda, criador do universo de Monkey D. Luffy, falou sobre Kimetsu no Yaiba. Por fim, vale apontar o que move a narrativa da fascinante história. Basicamente, Tanjiro, um jovem de origem simples, encontra sua família morta por demônios. No entanto, sua irmã Nezuko acaba sobrevivendo, apesar de estar possuída por uma das criaturas. A partir daí, Tanjiro tenta encontrar uma maneira de recuperar a humanidade de sua irmã Nezuko, enquanto mantém outros humanos a salvo de demônios.

3 - My Hero Academia

Era apenas uma questão de tempo até que alguém resolvesse criar um shonen baseado em super-heróis. Embora tal ideia corresse o risco de dar errado, Kohei Horikoshi, felizmente, a desenvolveu com maestria. Como resultado disso, hoje temos My Hero Academia. A narrativa apresenta Izuku Midoriya, um jovem que inicialmente não tem superpoderes até que suas ações inspirem o maior super-herói, All Might, a passar seus poderes para ele. A partir daí, Midoriya ingressa na UA High School e estuda para se tornar o maior herói de todos os tempos. Por fim, vale lembrar que a série resgata os clássicos shonen perfeitamente, resultando em uma das séries de batalha mais refinadas já criadas.

2 - Hunter x Hunter

Se JoJo's Bizarre Adventure é o anime mais engraçado da década, Hunter x Hunter é o anime de batalha mais notável desse período. A obra de Yoshihiro Togashi é perfeita para as pessoas, que queriam um mundo onde a estratégia importa tanto quanto o poder. A narrativa se inicia com Gon Freeces, um garoto que descobre que seu pai é um caçador. Nesse universo, isso significa que ele é uma pessoa que assume missões fantásticas e impossíveis. Percebendo isso, Gon decide se tornar um caçador também para saber porque seu pai o deixou. Porém, a história rapidamente se torna muito mais do que isso. Assim, vemos aventura e o perigo espreitando em cada esquina e proporcionando aos espectadores uma experiência emocionante.

1 - Attack on Titan

O jovem Eren Yeager passou toda sua vida cercado por muros, assim como todos de sua cidade. Por que? Bom, as muralhas de pedra são a única coisa capaz de manter a humanidade segura dos temíveis Titãs. As colossais criaturas se alimentam de humanos e, certo dia, acabam derrubando parte da edificação que protege a cidade. A partir desse dia a vida de Eren muda pra sempre, ele entra para o Corpo de Investigação e passa a objetivar a destruição dos Titãs de uma vez  por todas. Contando com mais reviravoltas do que quase qualquer outra série nesta lista, não é surpresa que Attack on Titan esteja aqui. Afinal, a criação de Hajime Isayama foi um dos maiores destaques do 2019.

Próxima Matéria
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+