icone menu logo logo-fatosnerd.png


Estes são os filmes de super-herói que ultrapassaram a marca do bilhão

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 16/01/19 às 16h34

capa do post Estes são os filmes de super-herói que ultrapassaram a marca do bilhão

Há cerca de duas décadas os filmes de super-herói invadiram o cinema. A tendência é tão grande que os estúdios têm planos para mais vinte anos de histórias. Apesar da alta popularidade, não são todos que conseguem agradar ao público. Por consequência, a aprovação ou a falta dela é refletida diretamente nas bilheterias. Acontece que, depois de tantos anos produzindo filmes do gênero, a Marvel Studios fez parecer fácil atingir a marca do bilhão.

Muito pelo contrário. Em proporção, há muito mais filmes de super-heróis que estão abaixo da marca do bilhão. Com o tempo, o número se tornou alvo de estúdios e diretores. Hoje, até mesmo os fãs fazem apostas com os títulos que estão por vir. Não é fácil entrar nesse restrito clube e mostramos isso a seguir. Até o momento, apenas nove filmes do gênero conseguiram a proeza. Listamos todos abaixo. Lembrando que a lista está em ordem de lançamento.

1 - O Cavaleiro das Trevas (2008)

Bilheteria Mundial: 1.004.558,444

Batman foi o super-herói a inaugurar a galeria do bilhão no gênero. O segundo filme da trilogia de Christopher Nolan bateu recordes de bilheteria na época e mudou a história do cinema. O filme anterior abriu as portas para mais personagens dos quadrinhos ganhar espaço no cinema. Com Cavaleiro das Trevas, Nolan fincou de vez o gênero e entregou ao público uma obra de arte.

2 - Os Vingadores (2012)

Bilheteria Mundial: 1.518.812,988

A primeira reunião dos Vingadores no cinema foi um marco para a Marvel Studios. O filme foi o primeiro do estúdio a alcançar a marca, um número que ela logo viria a se acostumar. O público estava animado para ver o encontro dos heróis na telona. Um mega crossover que, na época, era muito difícil de ver no cinema.

3 - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Bilheteria Mundial: 1.084.939,099

Depois do trabalho sensacional conferido no filme anterior, os fãs estavam desesperados para saber o desfecho da história. A trama crua e verossímil de Nolan levou milhares de espectadores ao cinema. Embora tenha arrecado bastante dinheiro, o filme dividiu opiniões. Em especial o último ato, desde a morte de Talia al hul (Marion Cotillard) à própria conclusão do arco do herói.

4 - Homem de Ferro 3 (2013)

Bilheteria Mundial: 1.214.811,252

Considerado o pior filme da trilogia do Homem de Ferro, muitas pessoas até se esquecem que a terceira parte arrecadou tanto. O filme teve o apoio de Os Vingadores. Os fãs queriam saber como Tony Stark (Robert Downey Jr.) lidava com as consequências dos eventos anteriores. Infelizmente, a história desagradou bastante, principalmente os fãs do herói.

5 - Vingadores: A era de Ultron (2015)

Bilheteria mundial: U$ 1.405.403,694

Se o primeiro foi tão bom, o segundo deveria ser ainda melhor. Tal lógica não foi aplicada à continuação do sucesso de 2012. O marketing de A Era de Ultron estava muito bom. O trailer foi incrível e James Spader, como Ultron, era algo, no mínimo, interessante de se ver. No geral, o filme foi bom, mas poderia ter sido mais e não conseguiu superar seu antecessor.

6 - Capitão América: Guerra Civil (2016)

Bilheteria Mundial: 1.153.304,495

Tony Stark vs. Steve Rogers?! Um dos maiores arcos dos quadrinhos da Marvel adaptado para cinema em live action? Sim, por favor! Apenas o título do terceiro filme do Capitão América já foi suficiente para levar milhares de pessoas ao cinema. Para completar o entusiasmo geral, seria a primeira vez em que o Homem Aranha apareceria no universo unificado. Não tinha como o filme dar errado.

7 - Pantera Negra (2018)

Bilheteria Mundial: 1.346.913,161

Pantera Negra foi a maior surpresa da Marvel Studios. Muito bem-vinda, claro. Porém, como o próprio Kevin Feige disse, o filme foi além de qualquer expectativa do estúdio. Havia a torcida para que desse certo e a reza foi forte. Na verdade, o sucesso do longa está em sua história e personagens. O filme apresentou um universo à parte do que o público já estava acostumado nas produções anteriores. Sem contar a importância da representatividade no conjunto da obra.

8 - Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Bilheteria Mundial: 2.048.711.378

Guerra Infinita foi tão longe que chegou no plural. A chegada de Thanos rendeu aos cofres do Mickey mais de 2 bilhões de dólares em bilheteria mundial. Não era para menos. O filme foi o ápice de uma década de histórias compartilhadas e de um vilão estimulado por anos. O bilhão não chegou a ser dúvida, apenas questão de tempo.

9 - Aquaman (2018)

Bilheteria Mundial: U$ 1.146.926,690

Por essa, nem os mais otimistas esperavam. James Wan aceitou a difícil tarefa de pegar o herói mais zoado e desrespeitado de todos os tempos e contar sua história no cinema. Resultado? Aquaman é o primeiro filme do DCEU a fazer parte do clube do bilhão. O cineasta teve liberdade do estúdio para trabalhar em paz e expressar sua visão na narrativa. Quem sabe agora com o WanBillion, a Warner Bros. aprende que certas interferências só rendem dores de cabeça.


Próxima Matéria
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest