• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A estranha ligação entre o número 129, Hitler e Napoleão Bonaparte

POR Isabela Ferreira    EM História      02/03/18 às 19h21

Você saberia responder rapidamente, algumas semelhanças entre Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler? Inicialmente, ambos parecem ser completamente diferentes, tanto pelas formas de governo, quanto pelas causas a que lutavam. No entanto, a história é capaz de mostrar que eles tem muito mais em comum do que podemos imaginar.

Durante muito tempo tentamos atribuir os motivos que levaram o nazismo a se tornar uma ideologia tão contundente e praticável. O que teria de fato motivado Hitler a dar abertura para um regime tão absurdo quanto este? Historiadores tentaram explicar os fatores se apoiando em diversas áreas, desde a mitologia grega até as ideias de Friedrich Nietzsche, por exemplo. Embora pareça absurdo, há algum tempo também foi levantada a bandeira de que o ditador havia se apoiado nos atos e no comportamento de Napoleão Bonaparte. 

Esta é uma teoria que parte do historiador francês Claude Ribbe, que escreveu um livro intitulado de Os crimes de Napoleão. A obra provocou intensa polêmica na França, visto que aponta os crimes e o comportamento preconceituoso do líder militar. Por natureza, sua imagem já é bastante contraditória. No entanto, o livro de Ribbe ainda o acusa de ter influenciado as ideologias genocidas de Hitler.

Atos terríveis de Napoleão

Entre os anos de 1802 e 1803, Napoleão Bonaparte teria promovido uma verdadeira matança, principalmente nas colônias francesas presentes na América Central, a exemplo de Guadalupe e Haiti. De acordo com o que conta Ribbe, as expedições militares que visavam restabelecer a escravidão em tais ilhas do Caribe, foram a causa da morte de aproximadamente um milhão de pessoas... Contando com alguns soldados franceses que eram nativos da região.

Enquanto a resistência atingia seu ápice, Napoleão ainda teria ordenado que a população negra do local fosse exterminada, visto que se opuseram ao retorno do trabalho escravo. Vale lembrar que esse tipo de trabalho já havia sido abolido no ano de 1794, pela própria Revolução Francesa.

Como se não bastasse, o exército napoleônico ainda tinha a prática de fuzilar e queimar as pessoas. Levava cães adestrados que eram treinados para comer carne humana. Além do mais, começaram de forma primitiva uma das mais fortes características do nazismo: asfixia por gás.

Anos mais tarde, surge Hitler com seus ideais de supremacia e uma forma de governo nunca vista antes... Ou pelos menos, é o que se pensava. Não é novidade a admiração que o ditador tinha por Napoleão. Durante a ocupação de Paris, ele fez questão de visitar o túmulo de Bonaparte. Se vestiu de branco e passou um bom tempo reflexivo (imagem acima).

O número 129, Hitler e Napoleão

Como se não bastasse, fatores naturais também conectam os dois de forma impressionante. O número 129 parece estar presente em muitos acontecimentos da história que distanciam os dois, mas ao mesmo tempo, os aproximam. Apenas para que você tenha noção, a coroação de Napoleão como Imperador Francês se deu no ano de 1804. Então, 129 anos depois, Hitler é nomeado como chanceler da Alemanha, também vivendo um período de ascensão.

Já no ano de 1809, Bonaparte invadiu Viena. Enquanto isso, 129 anos mais tarde, Hitler acabou fazendo o mesmo. Napoleão invade a Rússia em 1812 e mais uma vez, 129 anos depois, o ditador alemão faz o mesmo, no ano de 1941. Por incrível que pareça, ainda há a coincidência de que o rigoroso frio foi um fator determinante para a derrota de ambos.

Bem, tendo sido influenciado ou não, o fato é que realmente são coincidências que impressionam.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   ATI     Isto É     The Guardian  
Imagens GNT Reacho
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+