• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estrela que pulsa só de um lado é descoberta por astrônomos na Via Láctea

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      13/03/20 às 15h50

O nosso universo é extremamente gigante, indo além do que podemos imaginar. O universo é composto por galáxias, tendo nelas, planetas, estrelas, cometas e vários outros elementos. A Via Láctea é uma das galáxias que compõe essa imensidão do espaço. Trata-se de uma espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Quando vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa, que circunda toda a esfera celeste. Estima-se que essa galáxia tem mais de treze bilhões de anos. Durante esse período, passou por diversas fases evolutivas, até ser o que é hoje. A Via Láctea é composta por centenas de bilhões de estrelas.

Recentemente, uma estrela foi observada na Via Láctea e chamou a atenção de astrônomos. É um novo tipo de estrela, que pulsa apenas de um lado. Sua descoberta foi publicada na revista Nature. Conhecido como HD74423, esse astro está dentro da nossa galáxia, a Via Láctea. A estrela fica a 1.500 anos-luz do nosso planeta. Segundo os estudos, ela tem equivalente a 1,7 vezes a massa do Sol, estrela principal do nosso planeta. Confira conosco mais detalhes a respeito da estrela e do que os estudiosos pensam a respeito do seu formato e pulsação. Sem mais delongas, vamos lá.

Estrela na Via Láctea que só pulsa de um lado

"O que me chamou a atenção primeiro foi o fato de ser uma estrela quimicamente peculiar", disse Simon Murphy. Simon é coautor do estudo e membro do Instituto de Astronomia da Universidade de Sidney, na Austrália. "Estrelas como essa geralmente são bastante ricas em metais. No entanto, essa é podre nesse quesito, o que a torna um tipo raro de estrela quente", completou. Segundo os especialistas, estrelas, como essa, já haviam sido previstas em modelos teóricos. No entanto, nunca encontraram uma estrela assim.

"Eu procuro uma estrela assim há quase 40 anos e agora finalmente encontramos uma", disse Don Kurtz, coautor do artigo. Ele está associado à Universidade do Centro de Lancashire, no Reino Unido. Uma estrela que pulsa é conhecida na astronomia há muito tempo. O nosso próprio Sol, por exemplo, faz parte desse grupo. Como contam os astrônomos, essas pulsações rítmicas acontecem quando as estrelas jovens e velhas podem ter períodos longos ou curtos.

Além disso, há uma ampla gama de forças e causas diferentes. O que mais surpreendeu a equipe foi descobrir que apenas um lado dessa estrela pulsa. Segundo os estudiosos, o motivo disso é bem simples: a estrela está localizada em um sistema binário com uma anã vermelha. Isso distorce suas oscilações por causa da gravidade. Isso acontece porque o período orbital do sistema binário tem menos de dois dias. Ele ainda é tão curto que a estrela maior está sendo distorcida. É como uma espécie de lágrima alterada, pela força gravitacional da companheira.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+