icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Estrutura circular enorme de fossas escondidas é descoberta perto de Stonehenge

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      24/06/20 às 15h21
capa do post Estrutura circular enorme de fossas escondidas é descoberta perto de Stonehenge

Você já deve ter ouvido falar do Stonehenge, assim como a maior parte do mundo. Trata-se de uma estrutura composta, formada por alguns círculos concêntricos de pedras. Alguns deles chegam a medir 5 metros de altura e seu peso pode ultrapassar 40 toneladas. Tema de alguns documentários, músicas e demais produções, o Stonehenge é mundialmente famoso e está localizado no Reino Unido, na Europa.

O monumento tem muita mística ao seu redor e sobre o seu real propósito. E vários eventos importantes e marcantes acontecem nele. Um exemplo disso é o nascer do sol no dia 21 de junho de cada ano. Nessa data, em específico, nossa estrela principal nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.

Além de toda a mística nele, uma equipe internacional de arqueólogos descobriu uma estrutura circular de fossas de aproximadamente 4.500 anos perto desse famoso sítio no Reino Unido.

Usando um radar de penetração no solo juntamente com a análise de amostras colhidas nos locais os cientistas conseguiram identificar 20 buracos enormes. Eles estão localizados em pontos ao longo de um círculo com mais de dois quilômetros de diâmetro.

Utilidade

A princípio, os pesquisadores acharam que eles eram buracos naturais na terra, como os sumidouros. Mas logo eles viram que as fossas tinham sido cavadas por pessoas, mas ao longo dos milhares de anos elas acabaram sendo preenchidas.

Cada uma delas tem, no geral, 10 metros de diâmetro e mais de cinco metros de profundidade. Através das técnicas de escaneamento por radar e magnetometria foi indicado que os poços foram cavados intencionalmente nessa profundidade.

Os sítios arqueológicos pré-históricos de Durrington Walls e Woodhenge estão dentro do círculo, com a passagem fechada de Larkhill na fronteira. Por isso os pesquisadores acreditam que esses poços foram posicionados propositalmente. Talvez eles cercassem Durrington Walls, que era onde os construtores de Stonehenge viviam, com Larkhill servindo de porão.

Mesmo que a escavação de fossas seja uma atividade usada tradicionalmente por humanos, os pesquisadores disseram que nunca viram nada igual. Mas é necessário mais estudo para que a função desses poços, em específico, seja entendida.

Uma hipótese é que eles tenham sido usados para guiar as pessoas para os lugares sagrados. Ou então que serviam de alerta para que as pessoas ficassem longe.

Informações

Os arqueólogos acreditam que até 30 fossas foram construídas no local. E que somente parte do círculo foi descoberto porque o resto está embaixo de construções modernas.

Segundo Tim Kinnaird, cientista de materiais da Universidade de St. Andrews, uma vez que esses poços foram preenchidos com sedimentos ao longo do tempo o material serve como um "rico e fascinante arquivo de informações ambientais anteriormente desconhecidas".

"Criando perfis a partir da datação de luminescência opticamente estimulada, podemos escrever narrativas detalhadas da paisagem de Stonehenge nos últimos 4.000 anos", disse.

Os pesquisadores só fizeram a datação por radiocarbono em alguns dos sedimentos, ossos e pedras que foram encontrados nas fossa. Com isso, eles dataram as coisas com uma idade aproximada de 4.500 anos.

Engenharia

A descoberta das fossas não dá somente ideias sobre a paisagem local ao longo do tempo. Ela também põe em perspectiva a maestria da engenharia que o povo neolítico, que vivia na Planície de Salisbury, tinha há milhares de anos.

Já que é impossível que essas fossas tenham sido cavadas e espaçadas do jeito que foram sem que nenhuma aplicação matemática ou de engenharia tivesse sido colocada em prática. E a estrutura como um todo vai funcionar como um indicador de como era a vida no período neolítico. Ele foi até mais ou menos 1.700 a.C., nessa região da Europa.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest