• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Estudante russo cria luva que consegue "retardar o tempo"

POR Isabela Ferreira    EM Inovação      30/01/18 às 16h11

Constantemente falamos sobre os vastos segredos que o mundo ainda guarda de nós. Embora estejamos sempre um passo a frente no que tange inovações e tecnologia, muitas coisas de nosso passado ainda são desconhecidas... Sem contar aquelas questões que se transformaram em verdadeiras incógnitas. Por exemplo, é possível viajar no tempo? Seria possível pelo menos, criar algum aparelho que pudesse ter certa influência sobre as ações temporais de nosso mundo?

A verdade é que perguntas como estas assombram milhares de cientistas há um bom tempo. Diversos experimentos e teorias já foram desenvolvidas, mas de fato, nada conseguiu manipular o tempo de forma completamente eficaz. Você já deve ter visto o filme "Click", protagonizado por Adam Sandler. Conta a história de um arquiteto frustrado que em certo dia, se depara com a invenção maluca criada por um cientista que é, no mínimo, excêntrico.

Se trata de um dispositivo capaz de controlar o tempo. É possível manipulá-lo com um simples "click", e após isso, a pessoa com o dispositivo poderia ter o mundo em suas mãos. Bem, mencionar o filme é apenas uma forma de fazer com que você se situe no que ainda iremos apresentar. O aluno russo Aleksandr Mayórov, também conhecido como AlexGyver ou MadGyver, foi o responsável por criar uma aparelho capaz de fazer algo impressionante.

Luva "retarda" o tempo

Após publicar um vídeo em seu canal no YouTube, chamado MadGyver, o jovem russo passou a receber reconhecimento mundial. Tudo isso porque ele foi capaz de desenvolver uma luva que, supostamente, pode retardar o tempo. No vídeo é possível notar que ele é capaz de parar a rotação de um ventilador, de uma broca elétrica e até mesmo o fluxo de água de um chuveiro, apenas ligando a luva.

Mas vamos aos fatos. Esta não é realmente uma máquina do tempo e na verdade, ocorre um processo visual. A luva pode ser construída com dispositivos de fácil acesso. É equipada com um estroboscópio (instrumento capaz de determinar a velocidade de um movimento cíclico de algum sistema que permaneça em rotação), uma luz forte de LED, e é controlado por uma placa Arduino.

Também é possível encontrar um acelerômetro e um divisor de tensão. Assim que a luva é ligada e a frequência de seus flashes estroboscópicos é compatível com a frequência de movimento do objeto apontado, os olhos do observador tem a impressão de que aquele objeto simplesmente parou de se mover.

Segundo Mayórov, a ideia de produzir um equipamento do tipo veio quando ele acendeu uma forte lanterna em direção a um ventilador. Tal ato fez com que seus olhos tivessem a impressão de que ele havia parado de girar. No entanto, a luva desenvolvida por ele deixa essa sensação ainda mais forte em nossa mente. Acima é possível ver o vídeo postado no canal do garoto. Ele ainda ensina a fazer a tal luva. Dá uma olhada!

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   RT  
Imagens MadGyver
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+