icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Estudiosos podem ter encontrado uma cidade bíblica de 3 mil anos

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      24/04/20 às 11h23
capa do post Estudiosos podem ter encontrado uma cidade bíblica de 3 mil anos

Existem estudiosos do mundo inteiro, que dedicam suas vidas a estudarem o passado. Esses procuram por objetos, documentos ou pinturas que nos revelam alguns segredos de comunidades de séculos atrás. Recentemente, vários artefatos, que datam do século 12 a.C., foram encontrados. Isso aconteceu durante a temporada de escavações no início de 2020, em um sítio arqueológico em Israel. De acordo com os pesquisadores responsáveis pelas descobertas, esses objetos são bastante importantes. Isso porque eles sugerem que a região pertence à cidade bíblica de Ziclague. Essa, até então, estava perdida e nenhuma pessoa havia tido qualquer contato com ela há muito tempo.

A cidade é conhecida pois trechos da Bíblia narram como o rei filisteu Aquis, de Gate, deu a cidade de Ziclague a Davi (que matou o gigante Golias). Isso aconteceu enquanto o mesmo fugia do rei Saul. Depois de alguns anos, quando Saul morreu, Davi se tornou o rei em Hebrom. Enquanto isso, Ziclague permaneceu sob o comando do rei de Judá. A cidade ficou desaparecida desde essa época. No entanto, graças aos esforços dos estudantes da Universidade de Macquarie, na Austrália, da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Autoridade de Antiguidades de Israel, o lugar finalmente pode ter sido encontrado. Diversos estudiosos do mundo inteiro voltaram seus olhos ao lugar.

A descoberta da cidade bíblica de 3 mil anos

As escavações da equipe foram capazes de revelar camadas arqueológicas que datam o período entre os séculos 12 e 10 a.C. Essa é a época em que a cidade teria sido fundada pelos cananeus, dominada pelos filisteus. Com isso, o lugar teria sido governado pelo reino israelita de Judá. Além de tudo isso, os pesquisadores ainda encontraram evidências de que um incêndio atingiu a região. Isso ainda coincide com o relato bíblico da invasão de Ziclague pelos amalequitas.

Outras regiões ainda foram identificadas como sendo a verdadeira localização de Ziclague. No entanto, os pesquisadores estão otimistas de que, dessa vez, estão corretos. "Nosso sítio está cronologicamente no período de tempo certo e, à medida que escavamos e descobrimos o quão significativo esse lugar era de uma perspectiva política, econômica e geográfica, o identificamos como um local bíblico". Essa foi uma declaração dada por Kyle Keimer, líder do estudo.

De fato, diversos artefatos interessantes foram encontrados na possível cidade. Dentre eles, alguns chamaram muito a atenção dos estudiosos. Um dos objetos é a estátua de um bezerro de bronze, dois selos, cerâmica decorada com arte canaanita e filisteia, uma estatueta do deus Baal, que é uma das principais entidades para os cananeus. A equipe ainda descobriu destroços do que foram edifícios públicos e casas. "Quando realizamos uma escavação arqueológica, temos grandes esperanças e baixas expectativas. No entanto, é claro que é maravilhoso quando fazemos descobertas emocionantes", disse Gil Davis, um dos responsáveis pelo projeto. "Sonhamos em fazer descobertas que mudarão nossa compreensão de uma parte significativa do passado antigo".

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando que seu feedback é extremamente importante para nós.


Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest