icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Estudo afirma que é possível saber se uma pessoa é infiel apenas pela voz. Será?

POR Isabela Ferreira EM Ciência e Tecnologia 30/10/17 às 13h00

capa do post Estudo afirma que é possível saber se uma pessoa é infiel apenas pela voz. Será?

Todo relacionamento amoroso tem seu lado positivo e negativo. É sempre gostoso ter alguém com quem você possa compartilhar os melhores momentos de sua vida. Dividir planos e pensar no futuro juntos é realmente algo maravilhoso. Mas ao mesmo tempo, é preciso que o casal se dedique bastante para que o fogo daquela relação não se apague. No entanto, e quando isso acontece? E quando você descobre que aquela pessoa foi infiel à você?

Esse é um dos principais motivos para rompimentos. Nem todo mundo consegue superar uma traição, e convenhamos, realmente não é fácil. Muita gente é  bastante dura quanto a esses casos, alegando que nunca perdoaria. No entanto, é algo muito relativo e varia de casal para casal. Às vezes o amor é capaz de superar, afinal. Mas as coisas ficam ainda mais complicadas quando você fica na dúvida se aquela pessoa foi mesmo infiel à você.

Pesquisa com o tom de voz

Se você está na dúvida, é bem provável que comece a reparar nos mínimos detalhes. Qualquer comportamento diferente de seu parceiro pode ser definitivo para decretar a traição. Muita gente age de forma extrema e dá uma fiscalizada nas redes sociais do companheiro. Acontece que estudos indicaram que pode ser bem mais fácil do que imaginamos descobrir se a pessoa é infiel.

O tom de voz é muito mais poderoso do que podemos imaginar. Ele pode evidenciar características físicas e até mesmo comportamentos, mesmo que a pessoa não diga nada a respeito. Pegando o gancho nessa constatação, a professora de psicologia da Faculdade de Albright, na Pensilvânia, Susan M. Hughes, liderou um estudo que pôde mostrar a possibilidade de identificar um infiel apenas por sua voz.

O tom de voz pode entregar um infiel

Para que o estudo fosse possível, a equipe de Susan contou com pessoas que se voluntariaram para serem avaliadoras. Seriam responsáveis por dizer se determinada pessoa praticou uma traição apenas ouvindo seu tom de voz. Os avaliadores receberam algumas amostras de voz, onde a pessoa poderia ter declarado que foi ou não infiel.

Algumas vozes ainda passaram por manipulação, na intenção de deixar o resultado ainda mais próximo da realidade, fazendo com que o tom é que fosse realmente determinante.

O impressionante aconteceu. Os avaliadores conseguiram identificar quase todos aqueles que já haviam um histórico de infidelidade. Tudo escutando apenas as vozes. O estudo apenas tomou rumos diferentes quando algumas das vozes tiveram seu tom suavizado. Nesses casos, principalmente os avaliadores homens julgavam que aquela voz era mais propensa a trair. Tal fator demonstrou que uma voz em tom mais baixo é considerada como a mais propensas a carregar mentiras.

Tais descobertas provaram o quão útil a voz humana pode ser na descoberta de mentiras. A pesquisa realizada foi baseada apenas na intuição dos avaliadores, portanto, na próxima vez que você suspeitar que seu parceiro (a) tenha sido infiel à você, basta reparar no tom de voz enquanto conversam a respeito. Ao fim da conversa, é possível que sua intuição lhe diga a verdade.

E então pessoal, o que acharam? Será que realmente funciona? Já tiveram alguma experiência parecida? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Via   Sage Journals     Vix  
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest